segunda-feira, julho 31, 2006

Regras e critérios

Desculpem a demora de novos posts. Problemas contínuos de conexão.

Já que a Letícia Furtado fez considerações muito semelhantes às de Ricardo Perrone, envio o qu ele escreveu na íntegra e já engloba o pensamento dos dois. O Fred de Recife e o Diego, organizador do evento de Salvador, também mandaram emails, fora os comentários incluídos no post anterior a esse. Vamos manter o debate.

As modificações para os campeonatos de Máster que jogamos até agora foram apenas o tempo de cada quarto (5 minutos) e o comprimento da piscina, que é de 25m menos o espaço do gol, ficando com até uns 23m. No resto a regra é a mesma da FINA.
Para este próximo campeonato parece que há uma proposta de manter o tempo de 35 segundos, ao invés de mudar para os 30s da regra nova, mas não sei se vai ser aceito na Reunião Técnica que haverá antes do início do campeonato.

Minha opinião pessoal é que as mudanças fundamentais são mesmo o campo menor e o tempo de jogo reduzido. Temos treinado com o time de 50+ contra times de garotos e, com essas dimensões, dá para jogar com posse de bola de 30s.

Quanto ao jogo no centro, não é necessária mudança na regra, a questão é puramente de critério dos árbitros. Por exemplo, a arbitragem usada em Mundiais é muito mais leve do que a arbitragem das Copas européias em que há uma maior presença relativa de árbitros do leste europeu.

No Máster, também, normalmente os árbitros não deixam o bicho pegar demais no centro e expulsam ou marcam falta de ataque quando o pessoal começa a se empolgar demais.
O difícil nisso é manter um critério homogêneo e não ficar tão diferente que impeça a evolução técnica dos atletas.

De uma forma geral, os critérios de arbitragem no centro que acho que devem ser mantidos para que não fiquem muito diferentes dos critérios internacionais são:
1- Se a bola entra no centro, o árbitro deve sempre decidir entre expulsão/pênalti ou nenhuma falta, pois há perigo de gol. Com raras exceções, a falta simples no centro não é mais apitada e isso modificou completamente o posicionamento tático das equipes.
2- Se o beque estiver nas costas do centro e a bola entrar bem passada, próxima à mão do centro e sem outro defesa perto, só não é expulsão se o beque levantar as mãos antes da bola chegar (e sem dar aquela puxada antes) e deixar o centro chutar ou conseguir bater no braço do atacante quando ele já estiver claramente segurando a bola.
3- Se a bola for mal passada (longe do centro ou no alto) não é expulsão.
4- Se o beque puxar pelo pescoço ou cabeça, com ou sem bola, é expulsão.
5- Se o atacante empurrar na tona d´água (ombro, pescoço ou cabeça) é falta.

No mais, o que a gente recomenda para os centros é que poupem sua energia ficando o máximo de tempo possível de frente para o beque, só dando as costas quando sentirem que há uma chance boa da bola ser passada.

quinta-feira, julho 27, 2006

Dois metros

A segunda etapa do Circuito Nordeste/Centro-oeste de Polo Aquático será no feriado de sete de setembro em Salvador. Não deixe para a última hora, garanta logo a vaga do seu time.

Tudo indica que mais uma vez contaremos com a boa vontade dos árbitros voluntários. Cada time cede quantos árbitros for possível. Isso requer não somente um espírito de cooperação gigantesco de quem segura uma batata quente dessa, como um alto nível de consciência de quem joga, lembrando sempre do quanto é difícil apitar esse esporte e que nenhum árbitro do planeta sairia 100% aprovado de um evento inteiro.

O maior problema é no centro. Não há como a gente se guiar pelo que ocorre na Europa ou na primeira divisão brasileira. O condicionamento não é o mesmo. O nível não é o mesmo. Os parâmetros têm que ser diferentes. Deixar o jogo correr sem marcar falta é um convite para perder o controle da partida.

Outra mudança que sugiro é aumentar em pelo menos cinco segundos o tempo de posse de bola. Como a maioria absoluta dos participantes não treina de forma espartana, e algumas equipes viajam com menos de 13 atletas, é natural que a bola demore muito a chegar ao ataque e o desgaste seja excessivo, diminuindo o ritmo dos jogos.

São sugestões. Cabe a todos participar das discussões para que os times já possam viajar sabendo como irão jogar.

terça-feira, julho 25, 2006

Blogs pelo mundo

Esse é do Buffalos, clube (acredito) venezuelano. Muitas fotos e um parque aquático de primeira.

domingo, julho 23, 2006

Boa fase

Espanha 10, Croácia 8. Está difícil segurar os caras.
Leia a matéria.

sábado, julho 22, 2006

Espanha x Croácia

Domingão tem que ter jogo. Os irmãos Kiko e Felipe Perrone mais uma vez estarão na água num jogo duríssimo da Espanha contra ninguém menos do que Croácia. Às 11:35h, na TVE espanhola, agora canal 98 da NET, valendo vaga para a etapa final da Liga Mundial.

sexta-feira, julho 21, 2006

Todo mundo na Bahia

As fotos são dos times do Nautico que foram jogar em Natal final de semana passado. O feminino brilhou em seus primeiros jogos. O masculino foi com garotos que eu, que estou fora há dois meses, nem cheguei a conhecer, mesclados com alguns "idosos". Com certeza tiraram lições das derrotas - a primeira é que a cervejinha é excelente DEPOIS do jogo. Brincadeira...
Ao contrário de Pernambuco e Paraíba, os dois times com mais ritmo de jogo, Ceará e Rio Grande do Norte correm ainda por fora esse ano montando um grupo fixo. A turma do Thiago, de Natal, é guerreira e talentosa, como mostraram na primeira etapa do Circuito, quando surpreenderam muita gente.

O Diego disse que o pessoal da Bahia e Sergipe também está pronto para surprender. Quem não está atento que abra os olhos.

As inscrições já estão abertas. Procure o Diego porque há limites de times.

terça-feira, julho 18, 2006

Seleção junior

A foto acima e as informações que seguem foram enviadas pelo jogador da seleção master Flavio "Melancia" Dias. Essa galera vai disputar o Panamericano Junior. Segue o nome dos integrantes da delegação:

GOLEIROS
Thye Mattos (FLU), José Arnaldo (TIjuca) e Victor Monteiro (FLA)
CENTROS
Heitor Carrulo (FLA), Rafael Shoel (Pinheiros) e Danilo Correa
(Hebraica)
ATACANTES
Rodrigo Nascimento (FLA), Jonas Crivella (Tijuca), João Felipe
(Botafogo), Caio Marcondes (Jundiai), Roberto Marques (FLU)
MARCADORES
Lucas Carlos (FLA), Rafael Gama (FLA), Bernardo Reis (Botafogo)
UTILITÁRIOS
Emílio Vieira (Pinheiros) e Nicolas Arantes (FLU)
Tecnico
Paulo Rogério
Aux.Técnico
Bárbaro Dias

Grande Melancia, obrigado! Boa sorte à rapaziada no Pan!

segunda-feira, julho 17, 2006

Mochila

Mais uma da série "sinistra essa pernada hein?".

Tá difícil segurar o cara.

domingo, julho 16, 2006

The Mask!

Já disse aqui que Mario Eduardo Soto, o Duda, foi, por seu talento e raça na água e por sua atitude fora dela, o ídolo de toda a molecada que treinava comigo no Fluminense nos anos 80.

Ele que mandou essa foto do croata buscando a pegada na boca e nos olhos do húngaro, como se fosse arrancar uma máscara do sujeito. No corpo do email, ainda acrescentou: "ainda bem que não jogo mais no centro". Até parece...

Às vezes fico meio reticente de postar uma foto como essa por dois motivos:
- porque tem muito pangaré que não tem pernada, não nada, não chuta e se pauta por esse tipo de atitude. Vale ressaltar que os croatas e húngaros estão entre os melhores do mundo e em todas as modalidades de contato disputadas em alto nível há esse tipo de situação. Em todas.
- meio que um desdobramento da primeira. Dá munição a quem advogue sem conhecimento de causa afirmar que a violência é a tônica do Polo Aquático. Bobagem sem tamanho.

Durante a semana posto a outra foto enviada pelo Duda. E, vale sempre lembrar, como ele disse: "a vida é uma só, não tem rascunho".

sexta-feira, julho 14, 2006

O chute do Pietro

Um dos primeiros posts desse blog contava que Pietro Figlioli havia feito pouco mais de 22" na Copa Itália de Natação. Pietro, filho do Silvio Fiolo, ex recordista mundial e técnico de natação de clubes como o Fluminense e Náutico, de Fortaleza, joga na Itália e na seleção australiana.

Ricardo Perrone lembra as dicas de Barriga a um jogador master de que o chute normal fica com água na altura do peito, braço de apoio bem colocado para o corpo terminar o movimento inclinado para frente, e nunca para trás, de forma que seja utilizada a força abdominal.

Já nesse chute de Pietro, ele ressalta que o braço e o tronco estão fora dágua, ficando a valocidade da bola quase toda por conta da torção do tronco, livre de resistência da água.

quinta-feira, julho 13, 2006

Salvador

Até o momento fecharam "de boca" com o Diego 8 times masculinos: Pernambuco (2), Paraíba, Sergipe, Brasília, Ceará e Bahia (2). É fundamental que todos entem em contato direto com ele para confirmar seus times. Quem não tiver o email do Diego, é só mandar um pra mim (tem no alto do blog) que eu repasso. Ele quer fechar em 12 times.

Sobre times femininos há menos informação ainda.

Caso se concretize que ele não consiga fechar patrocínio, os times terão que pagar uma taxa de inscrição para cobrir alguns custos. A única certeza é que não será uma taxa proibitiva à participação de ninguém.

quarta-feira, julho 12, 2006

Você já foi à Bahia?

A segunda etapa do Circuito Nordeste-Planalto está confirmada para o dia sete de setembro. O evento está aberto para times de todo Brasil desde que não sejam compostos por jogadores de primeira divisão. Apenas times nordestinos e de Brasília, por terem engrandecido a primeira etapa, pontuam para o Circuito.

O local será o parque aquático reformado ao lado do estádio Fonte Nova. O Diego está dando todo gás na organização. Já conseguiu até flashes ao vivo pela TV direto do torneio. Está na busca de patrocínio. Mais informações, no blog do evento. Daqui também iremos passando informes.

O fundamental é agora todos os times começarem a confirmar participação. No máximo em uma semana fecho participação do masculino e feminino do Ceará. Sugiro que todos se mobilizem, não esperem por ninguém, cobrem de seus treinadores, atletas ou dirigentes. Haverá limite máximo de inscrições.

terça-feira, julho 11, 2006

Sucesso absoluto

Como era de se esperar, o Polo Aquático ganhou novo fôlego no Ceará com a clínica promovida pela Letícia Furtado. Todos, principalmente as meninas, ficaram muito felizes com o que viram e ouviram. O objetivo maior era esse: transmitir a alegria de conquistar resultados através da dedicação aos treinos. Impregnar de tesão a rotina do desportista ou de quem deseja se tornar desportista.
Letícia tirou uma manhã de sol de suas férias pra falar pra rapazes e moças que jamais havia conhecido. De graça. Não porque queira bancar a boa samaritana. Com certeza não. Mas mais uma vez deu uma mostra concreta que dá sim pra se fazer muita coisa pelo esporte com amor e boa vontade.
Não hesito afirmar que o Polo Aquático é jogado em pelo menos 90% dos estados brasileiros. Isso se não for em todos. Afirmo pelos emails que chegam através do blog. No Rio e SP ele existe em diversos níveis, isso todo mundo sabe. É um campo fértil gigantesco. Pronto para, com um pouco de planejamento, se desenvolver em todos os sentidos.

Por aqui nós vamos nos divertindo. O mínimo que a gente pode dizer é: obrigado Letícia!

segunda-feira, julho 10, 2006

Na foto acima Solon dos Santos, que ganhou tudo em nível nacional como jogador e técnico, responsável também pelo treinamento da seleção 50+ que irá representar o Brasil no mundial master em agosto na California.
Se juntar as histórias vividas por cada um dessa delegação dá pra escrever uma bibioteca inteira.

Sucesso!

sábado, julho 08, 2006

Las meninas

Daqui a pouco começa no Náutico a Clínica da Letícia Furtado. O feminino está crescendo com consistência em Fortaleza. Tenho certeza que hoje será um grande passo para o esporte na terrinha.

Além das meninas do Náutico, participarão as do Ari de Sá e outras interessadas em conhecer o Polo Aquático. Fotos em breve.

quinta-feira, julho 06, 2006

Pênalti


Olhando de fora tudo é moleza. Quem já esteve lá sabe que não é bem assim. Tanto que no futebol se diz que pênalti é tão importante que deveria ser cobrado pelo presidente do clube.

quarta-feira, julho 05, 2006

Tempo bom

O Polo Aquático ficou meio morno em Fortaleza depois da primeira etapa do Circuito Nordeste-Planalto. Logo depois começou a melhorar. Enquanto alguns mais experientes sumiram de vez, uma galera nova entrou com gás, a fim de renovar.

Na foto os mais novatos do Náutico, a garotada do Ary de Sá que está começando agora e as meninas do Náutico. Vale dizer que o feminino é o que mais cresce.

Nesse final de semana vai rolar a tão esperada clínica de Letícia Furtado. Tenho certeza que irá dar um gás bem maior ao crescimento do esporte no Ceará.