quinta-feira, agosto 31, 2006

Europeu 2006

Se você baixou os vídeos dos principais jogos da Liga Mundial de 2006, viu o quantoos irmãos Kiko e Felipe Perrone (foto) aprontaram para levar à Espanha ao segundo lugar da competição.

Os brazucas estarão na água de novo no dia primeiro de setembro.

Pra acompanhar tudo sobre a competição, entre aqui. Você checa a programação, corre pra esse outro link aqui e seleciona Serbian TV canal RTS2 pra assistir os jogos ao vivo. O local da competição, Belgrado, tem fuso 5+ em relação à Brasília.

O responsável pelo envio dessas informações, Ricardo Perrone, acredita que as semifinais e a final, nos dias 9 e 10, serão transmitidas pela TVE espanhola, canal 98 da Net. Essa informação será confirmada na próxima semana.

quarta-feira, agosto 30, 2006

Celebridades do WP

No Brasil que me lembre tivemos entre os "famosos" que jogaram Polo Aquático o presidente da Fifa por muitos anos João Havelange e o ator Alexandre Frota. Deve haver vários outros que não lembro ou não sei mesmo.

Esse link reúne algumas celebridades gringas como o lendário nome do surf Duke Kahanamoku (foto), Alexander Fleming (descobridor da penicilina), Bud Spencer (o gordo barbudo que fazia sucesso ao lado do louro Terence Hill em comédias pastelão-porrada nos anos 70), o princípe William (filho de Lady Di) e muitos outros.

terça-feira, agosto 29, 2006

Festival infantil

O grande Pedro Moraes (quarto agachado da esquerda pra direita na foto do time) mandou avisar que o Fluminense foi campeão invicto do segundo festival infantil do Rio de Janeiro. Parabéns a todos os atletas e ao treinador André "Quito" Raposo.
E a garotada, mostrando uma visão que muito macaco velho não tem, ainda criou um site com todas as informações sobre o Festival. Vale a pena entrar. Além das informações, há fotos muito legais.
Tomara que esses meninos e meninas continuem treinando e mantenham o site em dia, utilizando-o pra trocar informação, estimular a equipe e divulgar o trabalho que eles têm realizado.


segunda-feira, agosto 28, 2006

Volta pra casa

Engraçado. Passei mais de 15 anos longe do Polo Aquático por opção e quase não percebia a falta que esse esporte fazia à minha felicidade.

Ano passado voltamos a brincar e agora, por motivo de viagem, três meses longe das piscinas foram uma eternidade pra mim.

Estou ainda mais afogado do que antes. E muito mais feliz.

Voltei e encontrei um técnico na bordada piscina. Isso é um grande avanço. Poderemos pensar em escolinhas,outras atividades, já que há um profissional destacado pra esse fim. É mais um passo apenas.

Vamos fechar o calendário do Circuito 2007 pra todos os times terem um cronograma de treinamento e pra ninguém perder a alegria de treinar!

quinta-feira, agosto 24, 2006

WP Camp



A Letícia Furtado mando esse link de lições de surf em rio, caiaque e parece que até WP (não consegui ainda abrir os vídeos).

Lembrou muito uma experiência que já andamos conversando em Fortaleza - e já mostrada aqui no blog -, de fazer um feriadão de convivência nnuma praia ou qualquer lugar aprazível em que se juntem habilidades: quem sabe surfar ensina a surfar, que veleja de kite ensina a velejar, quem sabe jiu-jitsu ensina jiu-jitsu e assim por diante.

O ponto comum a todos seria o Polo Aquático e, fora os treinos em horários livres, algumas horas do dia já ficam específicas para o treino de WP.

No vídeo acima dá pra ver o astral da galera da Brasa em Búzios. Não é a toa que eles andam papando todos os títulos de jiu-jitsu que aparecem pela frente.

terça-feira, agosto 22, 2006

Wigo

No post abaixo comentei que o site do filme sobre o Wolf Wigo (foto) estava fora do ar. Gyorgy Pavetits comentou que o link está no ar. E está de volta mesmo. É só clicar aqui, ter as informações que quiser e até assistir o trailer.

Outra retificação importante é que o nome do primeiro filme citado é Freedom´s Fury.

Cineminha

A gente já falou aqui sobre o esperado Fury´s Freedom, o filme que mostra o quanto um jogo de Polo Aquático foi fundamental para levantar uma população contra a ditadura stalinista.

Também rolou comentário sobre o documentário a respeito da trajetória do americano Wolf Wigo. O site oficial do filme está fora do ar. Informações aqui.

A dica de hoje é Palombella Rossa. Pelas informações o filme deve ser uma mistura bem interessante do nosso querido pallanuoto com non-sense.

Outra dica é esse, de 1898, uma verdadeira relíquia.

Considerando que um filme sempre diverte, em breve mais possibiliades de filmes com Polo Aquático como tema. Sugestões também são bem-vindas.

sábado, agosto 19, 2006

Paraíba e o Circuito



A saga de Léo Vergara e Zé Marcio fez muita gente olhar pro Polo Aquático nordestino. Não é por acaso que é por lá que se percebe talvez a cultura de Polo Aquático mais consolidada de toda região.

Infelizmente eles estarão fora da próxima etapa do Circuito. A razão é justa: estarão junto aos meninos que irão disputar, na mesma data, o brasileiro juvenil na Paraíba.

Claro que se pensou até em mudar a data. A questão é que fechamos nossas datas desde o ano ano passado, época em que já se iniciou todo o calvário pra conseguir piscina e estrutura. O campeonato juvenil foi marcado muito depois.

Tomara que a gente consiga evitar as coinidências de calendário ano que vem. Fica pelo menos a alegria de que nossos amigos paraibanos estarão de volta em Recife. Ah, uma boa notícia: o Diego conseguiu alojamento gratuito pros times emininos inscritos. E está batalhando pra conseguir pros homens também.

sexta-feira, agosto 18, 2006

Brasília e o Circuito 2007

Muito legal essa matéria com a galera da capital.

Em abril chegaram em Fortaleza dois times masculinos e um feminino de Brasília pra jogar a primeira etapa do Circuito Nordeste de Polo Aquático. A interação foi tão boa que o Circuito incluiu Centro-Oeste.

Manter um Circuito, um calenário fixo, é a melhor forma de começar a motivar a galera. Como todos pagamos nossas despesas de passagem e hospedagem, sempre haverá muitos desfalques em todas as equipes, o que não deve ser razão pra ninguém desanimar.

Já estão conirmados na etapa de Salvador um time masculino e um feminino do planalto. Eles inclusive adiaram o mais que tradicional torneio de Chapada dos Veadeiros para estarem em Salvador e, possivelmente, em Recife em novembro.

Temos que definir as etapas do ano que vem, sempre em novas cidades, diferentes das do ano anterior. Natal, João Pessoa e Aracaju são fortes candidatos. Podemos tentar também cidades que ainda não enviaram times pra plantar novas sementes. De qualquer forma sugiro que a gente se esforce e em setembro do ano que vem retribua a gentileza dos nossos amigos. Vamos jogar na Chapada dos Veadeiros em setembro do ano que vem!

A idéia está aí. Vamos começar esse debate pra fechar as datas de 2007, sempre priorizando os feriados e com um intervalo considerável entre uma viagem e outra.

quinta-feira, agosto 17, 2006

Suderj informa...

Na primeira etapa do Circuito Nordeste/Centro-Oeste de Polo Aquático as meninas de Recife, treinadas pelo Bolitreau, se destacaram tanto pelas boas atuações premiadas com o segundo lugar da competição, como também pela participação na arquibancada, torcendo muito nos jogos dos pernambucanos.

Infelizmente elas não irão dessa vez.

A boa notícia é que teremos a presença confirmada das meninas da Universidade de São Carlos (foto). O Diego falou que elas estão prometendo um carnaval por lá.

A promessa até me lembrou de fazer uma cobrança: e aí Diegão, não vai ter uma "lavagem da piscina", algum auê tipicamente baiano pra animar a galera? Tem que ter...

quarta-feira, agosto 16, 2006

Devassa no You Tube



Nem conhecia o Buena Fé, cantor cubano acima. Como o cara mostrou Polo Aquático no seu video-clip, visto por muito pouca gente, diga-se de passagem, merece essa moral.

A devassa não está no clip. O título refere-se a uma devassa feita pelo advogado, mergulhador e jogador da equipe do Santa Maria (PE), Fred Preuss, que resolveu juntar alguns dos vídeos que viu por lá. Tem uns já exibidos no blog, outros inéditos.

O melhor é saber que em breve haverá muitos outros:

http://www.youtube.com/watch?v=cAE5c7jtv7o&NR

http://www.youtube.com/watch?v=cxqRP3sDpCk&eurl=

http://www.youtube.com/watch?v=b4ecEDqQ83Y&ampsearch=Water%20polohttp://www.youtube.com/watch?v=viPOh_fJ-lA&ampsearch=Water%20polohttp://www.youtube.com/watch?v=qxLT2z7XeEQ&search=Water%20polo

http://www.youtube.com/watch?v=ehFq7rCK5A4

http://www.youtube.com/watch?v=fMY_RmPDFRo

http://www.youtube.com/watch?v=seECtg4oMVw

http://www.youtube.com/watch?v=4n0XJRfOi2Q

http://www.youtube.com/watch?v=hXk6YxlIMo0

http://www.youtube.com/watch?v=Yo2zbGBMrLE

http://www.youtube.com/watch?v=wdqfnuGkvvc

Valeu Fred!

Monte sua videoteca

Você não precisa correr o risco de ter que enfrentar o goleiro Sefik pela frente pra ter que ver os melhores jogos do mundo de perto.

Nesse link estão os principais jogos da Liga Mundial. O email de Ricardo Perrone com a dica chegou ontem à noite e antes de dormir já consegui assistir Espanha e Austrália. Se eu consegui baixar na esbelta banda larga africana, qualquer um baixa.

São verdadeiras aulas de WP, abertas a todos, em qualquer lugar, que tenham real interesse em aprender e gostem do esporte. E o melhor: tudo grátis.

Já quem prefere tudo pronto e tenha interesse em jogos menos recentes, entre aqui e compre DVDs por 10 dólares, mais 4 libras esterlinas de frete. Há ainda o risco, alertado pelo site, de incompatibilidade. Quem tentar a sorte, avise se deu tudo certo.

terça-feira, agosto 15, 2006

Juniores brilham no Pan

As seleções masculina e feminina brasileiras fizeram bonito no Pan da categoria no Canadá. O masculino ficou com a prata, perdendo na final pros norte-americanos por 9 a 1.


As meninas levaram o bronze com a vitória sobre Porto Rico por 15 a 3. Também no feminino os Estados Unidos ficaram primeiro com a vitória sobre o Canadá por 6 a 5.

Parabéns às duas equipes!

Fotos legais do evento aqui.


segunda-feira, agosto 14, 2006

Tem brasileira campeã!

É uma pena constatar que todos os grandes feitos recentes de atletas brasileiros de Pólo Aquático tenham sido por seleções estrangeiras. No mundial master foi a vez da jogadora, articulista e agitadora (no melhor sentido possível, afinal alguém tem que acabar com o improdutivo marasmo) Letícia Furtado (em pé de viseira) ficar com o título mundial pela equipe canadense Québec Fusion.

O time ganhou com folga, como pode ser visto nesse blog.

Nós que contamos com a ajuda de Letícia no dia-a-dia, sempre atenta aos menores detalhes, mesmo a tantos mil quilômetros, ficamos especialmente felizes com a conquista.

Parabéns Letícia!

sábado, agosto 12, 2006

O verdadeiro espírito do WP



O vídeo acima tem, além de um pouco de história, lances muito legais. A vantagem do You Tube é que você não precisa baixar nada. Aperta o play aí em cima, vai ao banheiro, na volta já estará carregado e você poderá ver quantas vezes quiser. Se tiver problema para visualizar dentro blog, clique aqui.

Esse outro vídeo já apareceu aqui no blog duas vezes e é demais. Se você estiver com saco de dar uma vasculhada nos arquivos, vai encontrar a tradução feita por Dirceu Reis.

E quem tiver encontrado dificuldade para, após ter dado o download, assistir os vídeos do ProWaterPolo, basta reparar como acima dos links dos jogos, você pode salvar também todos os codecs necessários para a visualização.

Despedida

Depois de uma série de jogos duríssimos, disputados minuto a minuto, a seleção master 50+ não repetiu o mesmo desempenho e perdeu por 9 a 3 para a equipe americana Tri Valley Blue. Flavio Dias Melancia, na foto em pé de touca branca, no centro, com o tronco inclinado, considerou o jogo mais truculento de todos, amentando a perda de vários homens a mais.
Ele fez questão de agradecer o apoio da torcida feminina, do Rochinha e Meméia. Fica agora no ar a dúvida: é verdade que a seleção não vai nem desfazer as malas para jogar em Salvador 7 de setembro? A garotada já está tremendo...

sexta-feira, agosto 11, 2006

Site duca!

Dica do Michel Vieira, jogador que está de volta à seleção brasileira de Polo Aquático após período estudando nos Estados Unidos.

Quem não conhece esse site e gosta de Polo Aquático, prepare-se pra investir um bom tempo nele. Tem muita informação, dicas de treinos, fotos muito legais e, o melhor de tudo, vídeos atualizados dos melhores jogos. Essa semana por exemplo, você vai encontrar, entre outros, o segundo tempo da final da Liga Mundial.

Na semana que vem eles irão entrar com o terceiro quarto do jogo, e daí em diante. Vá jantar enquanto baixa o vídeo. Com a internet a informação está toda aí à disposição. Grátis.

Aproveite!

quinta-feira, agosto 10, 2006

Brasil perde por pouco

A seleção brasileira de Masters (50+) perdeu por 5 a 4 dos Estados Unidos. "Foi nossa melhor partida, mas os gringos apresentaram maior volume de jogo", definiu Flavio Dias "Melancia".


O jogo foi disputado minuto a minuto. As parciais evidenciam a dureza do jogo.

1º QuartoUSA 1 X 0 Brasil, 2ºUSA 1 X 1 Brasil, 3ºUSA 1 X 1 BRASIL e 4ºUSA 2 X 2 Brasil.
Os gols brasileiros foram marcados por Rita, Alvaro Sanchez, Perrone e Alexandre.

quarta-feira, agosto 09, 2006

Escola Naval

O time da Escola Naval deu o prazer de ir a Fortaleza pra um jogo-treino. Ao contrário do que aconteceu em Natal (eles também estavam sem vários jogadores) e do que vai acontecer em Salvador, o time do Náutico estava completo e conseguiu vencer a síndrome do primeiro quarto, quando dormia e via o adversário marcar um atrás do outro. O jogo acabou 7 a 7.

A foto acima foi a tônica do jogo, segundo me disseram. Muitos homens a mais para a Escola Naval (ainda bem que eles não converteram tantos) e a galera de Fortaleza ainda sem saber como deve ou não marcar no centro pra evitar essas exclusões, já que a cada partida encontra um critério diferente por parte da arbitragem.

Quanto ao time desfalcado o negócio é o seguinte. Todos os times, com exceção dos baianos, deverão estar desfalcados em Salvador. Nós vamos sem uns quatro titulares. Que esse tipo de coisa não desanime ninguém. O importante é o Circuito se fortalecer.
Na foto Raul, técnico com muitos anos de Polo Aquático, passando um sermão na galera. Mais uma vez agradecemos pela presença dele e do time da Escola Naval.

Pan Junior

Sem dúvida minha maior preocupação pra próxima etapa do Circuito Nordeste/Centro-Oeste é a marcação de centro. A bola não caiu ainda, o garoto argentino levanta a mão como se quisesse trocar uma lâmpada no céu, porque nem em sinalizar que não há falta ele se preocupou.

Sobre o Pan, o melhor lugar pra ficar informado em português é no poloaquatico.com.br ou na página do WP Canadense. Os caras estão dando um show de fotos, tanto no masculino quanto no feminino. Vale a pena checar.

Garanta a sua vaga

E aí, que tal passar o feriadão de 7 de setembro em Salvador, sem stress, jogando Polo Aquático com os amigos e depois indo tomar uma cervejinha todo mundo junto na beira da praia?

O time acima é o Santa Maria (AASM), de Pernambuco, vencedor da primeira etapa. Eles já estão inscritos pra próxima. Considerando os pedidos de diversos times, o Diego alargou o prazo de inscrição. É bom lembrar que há limite de vagas. Os já confirmados são:

Masculino
AASM (PE)
Eumaster (PE)
Bahia A
Bahia B
Muquifo (SE)
Sub18 (SE)
Ceará
Clube do Exército (BSB)
Kalangos (BSB)

Feminino
Brasília
Pernambuco
Ceará

A data limite para inscrição é dia 12 de agosto.

terça-feira, agosto 08, 2006

Bola cheia

Nosso amigo Flavio Dias "Melancia", dando uma verdadeira aula de assessoria de imprensa, mandou mais um um informativo direto do Mundial Master 50+, em São Francisco. Os brasileiros perderam para o Alemanha Dusseldorf por 5 a 4. Na avaliação de Melancia a equipe jogou bem. Pelo jeito faltou conclusão. Foram desperdiçados oito homens a mais e um pênalti. Os gols foram de Álvaro Sanchez, Roberto Rita, Ricardinho e Alexandre Sampaio.

Vale aí na foto o bom marketing feito pela Mikasa com sua "bola do jogo".

segunda-feira, agosto 07, 2006

Mestres ganham no Mundial

A seleção brasileira master (50+) estreou com tudo no mundial da categoria em São Francisco, vencendo a Austrália por 5 a 4 com gols de Perrone (2), Alexandre Sampaio e Ricardinho. Nosso amigo e responsável pelo envio dessa notícia, Flavio Dias "Melancia" foi expulso com direito a substituição num lance em que cavou um pênalty.



A delegação brasileira é:

Tecnico - Solon Santos
Aux.Tecnico - George Sanches
Diretor tecnico - Ricardo Sá "Barriga"
TIME
1- Luis Ricardo da Silva
2- Alavro Sanches
3- Roberto Rita
4- Ricardo Martins "Ricardinho"
5- Ricardo Perrone
6- Eduardo Lutfi
7- Marcos Maynard
8- Marcos Vargas
9- Waldyr Ramos
10- Francisco Barbosa "Kiko"
11- Carlos Alexandre Sampaio
12- Flavio Dias " Melancia"
13- Alemander Pereira

Seguem próximos jogos:

Local dos Jogos da Fase Classificatória: SACRED HEART POOL - SÃO FRANCISCO - USA
2º jogo - dia 07/08/2006 Brasil Master X Dusseldrf "ALEMANHA" às 11:00 hs da manhã
3º Jogo - dia 09/08/2006 Brasil Master X Tri/Valley Fald "USA" às 11:00 hs da manhã
4º Jogo dia 10/08/2006Brasil Master X SV AUGS BURG "Alemanhã" às 18:00 hs

sábado, agosto 05, 2006

Divirta-se

O húngaro Tamas Farago ganhou tudo nos anos 70. Entre outros títulos foi campeão europeu, mundial e olímpico. Figura em muitas listas dos melhores do mundo de todos os tempos. Esse pequeno vídeo acima começa com dicas já dadas por outros craques aqui no blog: aprenda assistindo os melhores e treine sempre que tiver chance.

Ninguém precisa aprender os movimentos que ele está fazendo aí para utilizar no jogo. O legal da mensagem é fazer como o "filósofo" do futebol Neném Prancha dizia: se você quer que a bola goste de você, trate-a bem, "durma com ela".

Faça como o Duda que inventava jogadas depois do treino, como o Lanlan que furava a arrebentação do Leblon com uma câmara de pneu de caminhão, como Léo e Zé Marcio que levavam a bola pra praia em João Pessoa: deixe seu corpo habituado ao movimento e transforme a bola no ponto de equilíbrio em sua relação com a água.

Tudo se divertindo sempre, é claro.

sexta-feira, agosto 04, 2006

Brazucada quebrando

Tanto Felipe (foto) quanto Kiko Perrone marcaram na vitória de 13 a 10 sobre os Estados Unidos. Do lado americano Tony Azevedo fez 3. Está difícil segurar a Espanha...

Sinistro...

E fique atento aos resultados da Liga Mundial. Aqui, com direito a streaming dos jogos.

quinta-feira, agosto 03, 2006

Só jogão

Teste sua banda larga. Se você perder os jogos finais da Liga Mundial, ligue pros caras e exija uma banda larga de verdade. Você está sendo roubado.

Aqui na África nem me arrisco a tanto, mas no Brasil vale a pena. Perder um jogo desses de bobeira por causa de um serviço que você paga e não funciona, não dá.

Basta entrar no site da Fina, conferir a programação e clicar em "Watch the Super Final Live".

Obrigado ao André Cassineli pela gentileza de repassar a mensagem de Ricardo Perrone.

Souvenir

O mundo é uma bola.

terça-feira, agosto 01, 2006

WP na Tv Globo

A etapa de Salvador no Nordeste/Centro-Oeste terá flashs ao vivo da retransmissora da Globo na Bahia. O Diego acredita que isso servirá para levar mas leigos ao parque aquático da Fonte Nova e posteriormente mais gente querendo treinar. Tomara!

Com mais gente presente, cuidado redobrado pra segurar possíveis valentões e valentonas que compensem a falta de habiliade e condicionamento físico distribuindo pancadas. Dessa vez a comissão arbitral testada em Fortaleza vai funcionar de fato. Dois integrantes de cada equipe farão parte.

Casos de violência serão avaliados e as punições poderão ir desde uma partida de suspensão até a eliminação do brigão dessa e da etapa de novembro em Recife. Qualquer um pode requerer a análise da comissão, mesmo que os juizes nada tenham marcado.

Ah, outro recado: há vagas para jogadores avulsos. Quem for avise logo para se saber se os jogadores se encaixarão em times desfalcados ou se irão montar um novo time.