sexta-feira, setembro 29, 2006

Criatividade



Tá vendo esse vídeo divertido acima?

Eles ensinam: se você quiser baixar de graça jogos como o do título da Copa do Rey 2005 ganho pelo Sabadell, basta baixar o Emule (o que você já deveria ter feito), clicar o nome do time e "waterpolo" e depois esperar um pouco.

Jogo de graça pela internet é o que não falta.

quinta-feira, setembro 28, 2006

Fortaleza por 30 reais!

Estamos completando um ano de resgate do Polo Aquático no Ceará.

Conseguimos muitas vitórias: piscina de segunda a sábado, fazemos parte de um movimento espontâneo que reúne gente boa de diversos estados (Circuito Nordetse/Centro-Oeste de Polo Aquático), muita mídia, há poucos meses conseguimos um técnico, montamos um time feminino e acima de tudo fizemos muitos amigos.

Um problema que ainda não conseguimos resolver a curto prazo foi: um time pra treinar contra. Nem um coletivo forte conseguimos fazer, já que é sempre necessário mesclar com muitos iniciantes. Embora mais de 100 pessoas já tenham caído na piscina nesse tempo, a maioria não suporta a disciplina mínima do aprendizado desse esporte, e o fato de não haver uma escolinha faz com que os novatos não se sintam à vontade de treinar com quem já está mais à frente, desistindo em pouco tempo.

Pra tentar criar o mínimo ritmo de jogo, vamos organizar um campeonato interno de Polo 5 em outubro (provavelmente dia 7). Os que estão começando jogarão com as meninas e com os garotos mais novos numa categoria, enquanto os com um pouco de experiência se juntarão em outra categoria.

Quem quiser vir, está convidado. Pela Ocean Air, amigos de Aracaju, Recife e Salvador (salvo engano) pagam apenas R$30,00 pelo trecho aéreo. A hospedagem é por nossa conta. Meu email está no alto à direita dessa página.

A cerveja depois da brincadeira também está confirmada!

quarta-feira, setembro 27, 2006

Inglesa ( e mais vídeos de escolinha)



Tem vídeos instrucionais que já foram postados aqui no blog e sempre merecem voltar pra quem acabou de chegar e não os conhece. Ontem na piscina, por exemplo, houve um debate sobre a "inglesa certa". Desconfio da existência de um modo perfeito comum a todos, mas aposto num parâmetro e acredito que o vídeo acima seja uma boa referência.

Pra quem não entendeu, segue o passo a passo por escrito, desenhado.

Já o cara do vídeo abaixo fez uma adaptação mandrake e deu certo.



O fato é que há uma escolinha inteira em vídeos instrucionais aqui, onde você poderá checar se está fazendo certo o básico da boa performance de qualquer atleta: o fundamento.


terça-feira, setembro 26, 2006

Estressou?

Infelizmente alguns imprevistos estão deixando para cima da hora a decisão da data da terceira etapa do Circuito Nordeste/Centro-Oeste 2006. Não há muito problema porque Recife é uma das cidades nordestinas onde o Polo Aquático tem maior penetração e com certeza vai ser muito legal.

Já está definida a primeira etapa do ano que vem. Será em Natal (foto), aproveitando o feriadão de primeiro de maio, que cairá numa terça-feira. A segunda etapa será 7 de setembro na Chapada dos Veadeiros e a terceira será definida em breve.

O importante é lembrar que para organizar um torneio de Polo Aquático o primordial é ter gente querendo jogar, uma boa piscina, raias, traves e uma mesa de som. A partir daí é contar com a boa vontade de todos e se organizar para conseguir definir um padrão de arbitragem (o que até a Fina tem dificuldade, por diferença de critérios entre países) e fazer um evento saudável.

segunda-feira, setembro 25, 2006

WP no paraíso

O campeonato de Polo Aquático mais charmoso do Brasil acontecerá no feriado de 12 de outubro.

Todo mundo acampado na beira da piscina natural na Chapada dos Veadeiros. Esse ano infelizmente não dará pra ir. Mesmo assim teremos um representante, o Carlinhos, que se integrará a um time local, graças à simpatia de amigos como Nilton e Brigadeiro.

Ano que vem o campeonato da Chapada voltará a ser em 7 de setembro e será a segunda etapa do Circuito Nordeste/Centro-Oeste de Polo Aquático. A primeira será em Natal e a terceira ainda não está fechada.

sábado, setembro 23, 2006

Srbja



Incrível o ataque sérvio ao You Tube após a vitória no Europeu. Tem sempre vídeo novo. Todo dia mais um. A Sapicmania também já mostra a sua cara cada vez com mais força.

Outro bom termômetro desse êxtase popular é o Google Trends. A busca pelo termo "vaterpolo" aumentou de forma gigantesca no último mês. A vitória aumentou o interesse popular pelo Polo Aquático. Para se ter idéia de outro índice de variação, observe como a cabeçada de Zidane chamou mais atenção do que todas as belas atuações de sua carreira.

O que importa é: um fato interessante e uma boa divulgação sempre rendem bons resultados. A gente pode fazer isso, gerar fatos, atrair um nicho gigante e anestesiado e fazer o Polo Aquático crescer. Basta um pouco de interesse.

sexta-feira, setembro 22, 2006

Começo

Até o momento o que os times masculino e feminino do Titans têm de melhor é a introdução do site deles. Mesmo com imagens meio Mandrake, eles conseguiram até dar um certo ar épico pra garotada. Dá só uma olhada aqui.

Renovação na seleção

O irmão de Gabriel Reis, Bernardo, na foto com a camisa alvinegra no título brasileiro juvenil, na Paraíba, foi chamado para a seleção brasileira adulta, onde irá ocupar a vaga de Mega.

Eu fico imaginando como foi os garotos de Fortaleza com três meses de treino enfrentando essa rapaziada. O efeito foi bom. Mesmo chacoalhados de tantos gols, estão bem empolgados com o Polo Aquático.

É renovação lá puxando renovação aqui.

Foto: www.poloaquatico.com.br

quinta-feira, setembro 21, 2006

Kealakehe Water Polo 2006

Vídeo muito astral, com típicas college girls residentes no Havaí que não estão nada a fim de esquentar a cabeça e jogam Polo Aquático.

A lição de se divertir levada a sério. Aqui, site das meninas.

Você faz seu tempo

O sorridente trio acima tem 20 anos de história juntos jogando Polo Aquático de alto nível.

Nenhum deles precisou ter sido beneficiado pela genética com um tamanho fenomenal pra se diferenciar dos demais. Normais que são, tiveram que encontrar outro caminho mais complicado: treino, treino e treino.

Com certeza durante esse tempo devem ter visto muita gente parando de treinar por "não ter tempo". Cada um se engana como quer.

Os três amigos encontraram tempo pra estar entre os melhores de sua geração dentro da água e ter destaque também fora dela. Paulinho Lacativa é conceituado médico e professor da graduação em Medicina, Kiko Perrone é mestre em Finanças e doutorando em Administração, e o capitão da seleção brasileira Beto Seabra está concluindo graduação em Matemática após ter se formado em Publicidade.

O tempo é o mesmo pra todo mundo. Cada um organiza de acordo com as suas prioridades.

quarta-feira, setembro 20, 2006

Chute



Pietro e companheiros aussies soltando o braço.

Momento Olímpico

Nesse sábado, dia 23, às 21h30, vai passar no Sportv2 (na Net canal 38) o programa Momento Olímpico, uma Mesa Redonda de jornalistas com Pará (foto) , Ricardo e Felipe Perrone. A conversa foi longa e, segundo informações vindas dos confins do Jardim Botânico, o programa ficou excelente.

Quem puder gravar, faça-o por favor para que a enviemos ao You Tube e ela fique disponível a todos no mundo inteiro por tempo indeterminado.

Foto: www.cbda.org.br

terça-feira, setembro 19, 2006

Vintage



Os irmãos Perrone têm estrelado numa seleção espanhola com média de 22 anos de idade que tem tudo pra repetir os feitos da geração do "gigante" Manuel Estiarte (1,76m), medalha de prata nas Olimpíadas de 1992 (o vídeo acima é da prorrogação da final contra a Itália), ouro em 1996,vice-campeã mundial em 1991 e 1994, campeã mundial em 1998. Estiarte foi ainda artilheiro de 4 das 6 Olimpíadas que participou.

Angelo Coelho

O cara na cadeira de rodas na foto acima conversando com Felipe Perrone coleciona títulos na categoria adulto, costuma trazer atletas estrangeiros para abrigar em sua própria casa e é membro da comissão técnica da seleção brasileira. Mesmo assim ele consegue se empolgar tanto na comemoração de um título juvenil a ponto de se contundir e ficar um tempo sem andar.

Um cara capaz de vibrar dessa forma com o esporte não precisa de muita apresentação.

Segue a opinião de Angelo Coelho sobre a participação dos "estrangeiros" no Troféu Brasil:

Partindo de mim que tenho trazido constantemente atletas estrangeiros para jogar no Botafogo, a resposta não poderia ser diferente, sou a favor.

Acredito ser muito importante para trocarmos experiencia com estes atletas. E espero que outras equipes tragam outros jogadores. Porque o fato de ser o vencedor não tem mudado nada em termos de patrocínio, quem sabe trazendo jogadores estrangeiros não chamamos a atenção da mídia.

segunda-feira, setembro 18, 2006

Quebrando o gelo



O You Tube tem cada dia mais vídeos legais de WP. Não se espante quando eles conseguirem compactar jogos inteiros com boas imagerns ali dentro.

Seguem grandes momentos da final olímpica feminina de 2004 entre Itália e Grécia.

Vou alternar os posts de opiniões sobre estrangeiros no Troféu Brasil com os de vídeos para dar uma relaxada. Amanhã postarei a opinião do técnico Angelo Coelho.

Vale a pena?

De longe a gente "imagina" o polo aquático brasileiro.

Leio nos comentários do www.poloaquatico.com.br e recebo por email muitas opiniões divergentes sobre o Troféu Brasil, principalmente sobre a vinda dos "estrangeiros". Pra uns é um excelente intercâmbio, pra outros é uma corrida desvairada atrás de títulos por parte de alguns clubes, que nada traz de bom para o nosso esporte.

Consultei alguns jogadores e treinadores e estou aberto a outros que queiram se manifestar, desde que longe do cinismo e do ataque simples e direto, sem propostas. O primeiro a se manifestar foi o jogador premiado na foto acima e treinador de categorias de base do Fluminense, André "Quito" Raposo. Mais um que mostra que fora da piscina tem muita a acrescentar.

Eu sinceramente acho altamente positivo, como nós não temos uma Liga Nacional que dure 7 meses, é válido, pois além de melhorar o nível do campeonato, serve como espelho para os mais novos, além de possibilitar um pouquinho mais de apelo junto a mídia (infelizmente o presidente Coaracy Nunes perdeu uma excelente oportunidade de divulgar esse evento na mídia).

Mas o ideal seria que a CBDA participasse juntamente com os clubes trazendo uns 6 estrangeiros e dividindo-os entre os clubes, sendo os estrangeiros previamente rankiados pelos próprios clubes, e distribuidos de acordo com a colocação dos mesmos no último campeonato, sendo que os clubes com pior colocação ficariam com os estrangeiros melhor rankiados.

Infelizmente nesse Troféu Brasil, só o Fluminense e o Botafogo conseguiram trazer gringos. Acho que cabe aos outros clubes, ao invés de ficar criticando o Flu e o Bota, tentar se movimentar para fechar parcerias que os possibilitem trazer reforços tb. Afinal de contas a grande maioria de clubes italianos e espanhóis estão cheios de croatas, sérvios, húngaros... Já que a Confederação não se esforça nem pra divulgar um pouco mais a modalidade, está na hora dos clubes se unirem.


domingo, setembro 17, 2006

Troféu Brasil hoje no Globo Esporte

Conforme esperado, o "vitaminado" Fluminense ficou com o título do Troféu Brasil ao vencer o também "turbinado" Botafogo por 11 a 3. O Globo Esporte vai exibir hoje (segunda) reportagem sobre a disputa. Espero que seja na edição nacional.
Matéria completa e entrevistas com Sottani e com o técnico do Pinheiros e da seleção brasileira Barbaro Diaz sobre a importância da vinda dos estrangeiros aqui.
Barbaro estará também com Ricardo Perrone e Pará gravando nessa terça participação para o programa Momento Olímpico.
Bons atletas, bons jogos, bom clima. Na torcida cheia, forte presença feminina comandada pela pequena Luisa, filha de Kiko Perrone.

WP e a mídia

O Esporte Espetacular exibiu mesmo a matéria. Foi legal, um passo à frente, mas a impressão que me deu é que foi muito pouco perto do que pode ser. Não por culpa do programa, é lógico, e sim pela defasagem que existe de WP na grande mídia.

Televisão é um negócio como qualquer outro. O jornalismo, queiram ou não os manuais, é parte desse negócio. Se a gente mostra que há público, com certeza surgem mais matérias sobre o tema demandado.

Até aí tudo bem, vitória nossa que conseguimos com nossas sugestões empurrar uma matéria, que possivelmente levará alguns novos adeptos às escolinhas de todo Brasil.
O negócio, no entanto, vai muito além dos índices de audiência. Existe uma equação mais complicada de se ajustar um bom produto (programação), audiência e anunciantes. Um exemplo fácil de entender são alguns programas violentos que dão muita audiência e não atraem anunciantes por estes não quererem vincular seus produtos a uma imagem negativa.

Ontem durante o basquete feminino a logo do McDonald´s aperecia o jogo inteiro no garrafão. Aquela imagem tanto tempo associada a um time de "guerreiras", como frisava o Galvão, custa uma fábula para a rede de lanchonetes, que consegue associar sua imagem a uma prática saudável e tira um pouco da má impressão que seus sanduíches sintéticos causam a tanta gente.

Não é necessário ir tão longe. Todos os os eventos transmitidos ao vivo pelo Esporte Espetacular têm forte cota de patrocínio e é necessário que elas existam mesmo para colocar a incrível máquina de transmissão daTV Globo funcionando na rua. Ou quem imagina que sem uma verba garantida eles transmitiriam uma mini-maratona inteira com diversas câmeras espalhadas pela cidade? Correr é até bom, ver os outros correndo é um saco.

A relação transmissão-patrocínio é mercado. Não é pecado, ou se for, é apenas mais um necessário em nossas vidas.

Uma empresa de surfwear cearense (não é McDonald´s, estou falando do Ceará) emplacou uma série de matérias no Esporte Espetacular anos atrás em que a equipe daTV Globo rodava as mais lindas praias do mundo e nas matérias estavam sempre os surfistas patrocinados pela dita empresa. Pra emissora era uma mão na roda fazer reportagens tão bonitas e com atletas tão bons sem custo algum. Pra empresa de surfwear, a comunicação perfeita, com toda a credibilidade do espaço editorial.

Esse discurso todo é pelo seguinte: da minha segura distância, vejo muita reclamação sobre alguns nomes da CBDA voltados ao Polo Aquático. Minha impressão, talvez ingênua, é que esses caras, assim como a assessoria de imprensa, também estejam angustiados por serem engolidos por uma máquina viciada. Ou como explicar que o Esporte Espetacular transmita um evento de natação JUNIOR (ou seja, com a já citada verba de patrocínio) e um campeonato da magnitude do Troféu Brasil de Polo aquático não seja sequer citado?

Será mesmo que nenhum patrocinador consegue enxergar num esporte que rende lindas imagens, com praticantes (mulheres e homens) no auge de suas condições físicas, com excelentes personagens a serem explorados, com o encanto natural do "gol", praticado em todo Brasil, interessante para associar à sua marca?

Eu duvido.

Fotos de Ale Araújo e Kiko Perrone, alguns dos protagonistas da ótima matéria sobre jogadores e jogadoras brasileiros de Polo Aquático que vão pra o exterior pra conseguirem dar sequência às suas carreiras como esportistas.

Fica também o agradecimento à equipe da TV Globo, muito gentil e atenciosa nos seus emails.

sábado, setembro 16, 2006

Será?

O editor do Esporte Espetacular no blog não fala da matéria de Polo Aquático nesse domingo. É engraçado eles nunca terem feito uma matéria com o Kauli. O cara é um absurdo velejando, figura notória no esporte e eles nunca fizeram matéria. O outro eu não conheço, mas com certeza é outra fera.

O descaso não é só com o Polo Aquático...De qualquer maneira, vale a conferida amanhã.

Enquanto isso, lá fora o Polo Aquático brasileiro é notícia direto. Nesse site duas menções ao WP brasileiro.

sexta-feira, setembro 15, 2006

WP no Esporte Espetacular!

Conseguimos! E não foi difícil.

Transmitir o Troféu Brasil ainda não está certo, mas o Luis Ernesto Lacombe, apresentador do programa, está dando satisfação pra gente e acatou um esporro do Ricardinho. Vamos continuar enchendo os comentários do blog com boas razões para eles darem mais atenção ao Polo Aquático.

O fato novo é que nesse domingo (de acordo com informação passada por um dos produtores do programa) já terá matéria no Esporte Espetacular sobre jogadores brasileiros que estão no exterior, e no dia 30 de setembro Ricardo Perrone, Barbaro Diaz e Pará estarão no Momento Olímpico.

A campanha não pára!

Há alguns anos participei de campanha semelhante nesse fórum e hoje o Premiére tem a importância que tem pra receita do Sportv.

Dizer que Polo Aquático não dá audiência é um mito que deve ser derrubado com urgência. A única coisa no mundo que dá audiência sem um mínimo de divulgação é mulher pelada. O resto requer uma estratégia mínima de aproximação ao público-alvo.

Ah, e como disse dois posts atrás: o Angelo segue atropelando os pessimistas e divulgando o resultado do seu trabalho também lá fora.

Srbja: a pátria de touca

Antes do jogo final contra a Hungria: instigação total.



Comprimir 10 minutos de vídeo pra caber no You Tube ainda não é tarefa pra qualquer um. Mesmo com má qualidade, aí estão os 10 minutos finais.



Vitória assegurada, entrega de medalhas. A decepção de Tamas Kasas contrasta com o êxtase dos sérvios. Não há dúvida, foi ganho muito mais do que um campeonato. A euforia demonstra um simbolismo muito presente entre as batalhas no Polo Aquático e o furor patriótico de um país acostumado a tantos conflitos.



A festa não poderia parar na piscina. Muita gente foi bebemorar no "Baixo Belgrado".




quinta-feira, setembro 14, 2006

Botafogo campeão

Não é à toa (mais uma vez) que o técnico Angelo Coelho vem acumulando títulos e ainda consegue emplacar nos sites gringos as suas conquistas. Segue na íntegra texto enviado por ele a respeito do título no Brasileiro juvenil:

Numa partida emocionante e marcada pelo predomínio das defesas sobre os ataques, os jovens Leões Indomáveis da categoria juvenil derrotaram o Clube de Regatas do Flamengo por 4 a 3, domingo, pela manhã, na piscina da Vila Olímpica Municipal de João Pessoa, na Paraíba, conquistando o título do Campeonato Brasileiro.

O Botafogo esteve em todos os quartos na frente do marcador e só não ganhou a competição de forma invicta porque perdeu, para o mesmo Flamengo, na segunda fase por estar classificado antecipadamente para a semifinal. Além do título o Botafogo teve em Anderson Ferreira o goleiro menos vazado (17 gols) e Bernardo o artilheiro geral com 12 tentos.

O Botafogo saiu em vantagem no primeiro quarto fazendo 2 a 1. Aumentou no segundo para 3 a 1. No terceiro o adversário ameaçou uma reação fazendo 3 a 2. Mas foi no último e derradeiro quarto que o time do técnico Ângelo Coelho soube demonstrar força. Aumentou a diferença para 4 a 2 e mesmo levando um gol faltando menos de dois minutos para o final segurou o marcador mantendo a posse de bola.

Os gols alvinegros foram marcados por Bernardo (2) e Dudu
(2): "A estratégia foi marcar forte primeiro para depois tentar os gols.Nas duas derrotas anteriores que tivemos para o Flamengo a gente se abriue quando fomos tentar a reação era tarde. Nossa defesa funcionou assim como todo o grupo. Estão todos de parabéns", disse Ângelo Coelho ao VA, direto
de João Pessoa, via telefone.

Campanha/Brasileiro Juvenil
(Primeira fase)

Botafogo 11 x 3 Paineiras
Botafogo 18 x 0 AABB/Ceará
Botafogo 11 x 1 CIEF/PB

Segunda fase

Botafogo 9 x 3 Paulistano
Botafogo 5 x 6 Flamengo

Semifinal

Botafogo 10 x 5 Paineiras

Final


Botafogo 4 x 3 Flamengo

O resultado premia o trabalho do coordenador Luiz Cláudio Guimarães. "Estamos
cada vez mais fortes. Nosso trabalho de base é um dos melhores do país. Agora, temos a defesa de dois títulos pela frente. O Carioca e o Brasileiro. Em ambos vamos buscar o bicampeonato", afirmou também direto da capital paraibana via telefone. Na quarta-feira o Botafogo tem outra decisão pela frente. Desta vez pelo Carioca da categoria infanto-juvenil. O jogo será, às 20h, na piscina do Complexo Esportivo Paulo Azeredo, no Mourisco. E na quinta-feira começa o Troféu Brasil adulto na piscina do Complexo Esportivo Julio Delamare, no Maracanã. Os Leões Indomáveis estréiam, às 11h, contra o Club Athletico Paulistano
(SP).

Na raça

Os resultados finais do campeonato brasileiro juvenil não trazem muitas surpresas. Não se olhados friamente.

O time dos meninos paraibanos (acima) é um time valente. Assim como o Amazonense, vendeu muito cara a derrota pros times de São Paulo.

Claro que não tenho o menor interesse em levantar uma rixa contra o sudeste. A diferença é que aqui fica difícil um técnico se manter atualizado e muito pior é a extrema dificuldade de intercâmbio. Um resultado desses tem sim que ser muito comemorado porque é resultado de nada mais do que muita disposição.

Se esses garotos estão atingindo um bom nível, é porque, além de serem talentosos e raçudos, contaram com grande apoio de toda a galera mais velha da Paraíba, que se ausentou daetapa de Salvador pra ficar perto do time juvenil.

Que esse exemplo seja seguido por todos. Os resultados serão com certeza cada vez mais expressivos.

Antes de viajar, no final de maio, tive contato com os garotos que iriam jogar pela AABB. Eles não sabiam o básico do básico. Ao voltar encontrei uma molecada empolgada, com uma disposição de aprender muito grande.

Fruto do trabalho dos verdadeiros heróis Rodrigo e Artur, que sem ganhar nada, tocam a escolinha. Alguns dos meninos sequer sabiam nadar e, há seis meses, a maioria nem sequer tinha ouvido falar em polo aquático.

Que a experiência os dê referenciais a serem atingidos e os empolgue para serem líderes de um movimento que se propague entre os demais jovens de Fortaleza.

quarta-feira, setembro 13, 2006

WP is Busine$$

O primeiro jogo da segunda etapa do Circuito Nordeste/Centro-Oeste foi entre Ceará e o Tubarões, de Sergipe. Como tínhamos chegado cedo para o congresso técnico, tivemos que comer algo ali pelas redondezas da Fonte Nova antes do jogo.

Paramos numa churrascaria pra um rango leve (ops). Na TV passava o Globo Esporte. Pra nossa surpresa, vimos um comercial com imagens de Polo Aquático chamando pro evento. Alguém comentou na mesa ter visto o mesmo VT no dia anterior em pleno horário nobre.

Passam alguns minutos, entra uma matéria sobre o evento. Faltou mesmo o tempo ajudar, já que a chuva quase não deu trégua. Quando chegamos pro jogo (foto acima), a equipe da TV Globo estava lá plantada, esperando começar a primeira partida.

Mais uma vez não tem acaso. É tudo fruto de um plano de mídia programado por profissionais. Segue abaixo tudo o que foi veiculado:

TV-Reportagens:
07-09-06- TV BAHIA-GLOBO ESPORTE LOCAL- REPORTAGEM

08-09-06- TV BAHIA-JORNAL DA MANHÃ-REPORTAGEM

08-09-06- TV BAHIA- GLOBO ESPORTE LOCAL- REPORTAGEM

08-09-06- TV BAHIA- COMERCIAL DO EVENTO- REPORTAGEM

09-09-06- TV BAHIA-GLOBO ESPORTE LOCAL- REPORTAGEM

09-09-06- TV BAHIA- PROGRAMA BAHIA ESPORTE- AO VIVO DA COMPETIçÃO

10-09-06- TVE- PROGRAMA CARTÃO VERDE- ENTREVISTA COM DIEGO + REPORTAGEM
SOBRE AS COMPETIÇÕES FINAIS

11-09-06- TVE - JORNAL ECONOMIA E POLÍTICA- REPORTAGEM SOBRE O EVENTO

11-09-06- TVE- JORNAL- TV REVISTA- REPORTAGEM SOBRE AS COMPETIçÕES FINAIS

Jornais:
Correio da Bahia dias 06, 08, 13/09.
A Tarde 09/09

Rádio:
Transamérica
Metrópole

Sites e blogs:
www.festasefarras.com.br
www.ibahia.com
www.ibahia.com/rumoaopan2007
www.ibahia.com/bahiaesporte
www.poloaquatico.com.br
www.poloaquaticoceara.blogspot.com

Publicidade:
10 Inserções/comerciais de 30 segundos na TV Bahia (Globo).
10 Inserções/comerciais de 30 segundos na TV Salvador.
02 anúncios 1/4 de página no Correio da Bahia.

terça-feira, setembro 12, 2006

Bahia

Confira aqui as fotos da segunda etapa do Circuito Nordeste Centro-Oeste de Polo Aquático.

Viva Serbia! (de arrepiar)

No masculino deu Sérvia mais uma vez. No feminino Rússia.

Briga de cachorro grande Todos os resultados e muitas fotos aqui.

Pra entender o que foi a final do Europeu, veja o vídeo abaixo, que tocava antes dos jogos e no intervalo dos quartos num telão gigante pra instigar a galera, e uma rápida previsão do que seria esse jogo feita por quem estava lá, nas palavras de Kiko Perrone.



Todos os ingressos para os jogos da Servia foram vendidos, o pacote de 7 jogos custava 120 euros por pessoa. Segundo o Peter Trobojevic que joga na seleção Servia e no time do Felipe, é super caro para o nível de vida daqui.

Repara nas imagens das comemoraçoes dos títulos a quantidade de gente, parece até o futebol no Brasil. Além do gosto pelo water polo rola um orgulho nacionalista meio exagerado, toda vez que eles fazem um gol aparece "VIVA SERVIA" no telão. A Final vai ser uma guerra, além dos 7 mil Sérvios com ingresso garantidos dizem que amanhã chegarão 4 onibus lotados de húngaros só pra ver o jogo.

E mais uma vez fica a certeza: nada acontece por acaso.


sábado, setembro 09, 2006

Salvador

Desculpem não estar mantendo a atualização diária. Estou ainda em Salvador, a chuva tem sido constante e no circuito casa-piscina-casa de táxi não está fácil encontrar uma conexão.

Tentei agora por duas horas postar um vídeo enviado por Kiko Perrone e não consegui.

Vai sem imagem mesmo:

a etapa do Circuito em Salvador foi um sucesso em todos os apectos:

- antes do evento foram veiculados constantes comerciais na TV Globo. Até no horário nobre tinha inserção. A Globo também fez matéria durante o evento e transmitiu três flashes ao vivo durante a partida final. Segundo o Diego, diversos outros veículos de comunicação cobriram o evento. Ponto para o profissionalismo do pessoal da Rinha que furou o bloqueio da mídia.
- mais uma vez a integração foi total e os problemas mínimos foram contornados. Diego deu um verdadeiro show de organização.
- o título do masculino ficou com todos os méritos pro pessoal do Asbac (Brasília). Infelizmente dessa vez o feminino teve apenas Ceará e Brasília. Pras meninas cearenses foi muito bom ter a chance de jogar três vezes contra uma equipe bem mais experiente, com a participação da atleta da seleção brasileira Carol Vasconcelos.
- muito bom mais uma vez ver então ex-atletas voltando à atividade e muita garotada começando. Aos poucos o Polo Aquático nordestino vai se reintegrando, se organizando, e com a impagável presença do lado da "família" do Centro-Oeste (e quem mais quiser chegar), um passo à frente em organização e quantidade de bons atletas em relação à gente, o nível começa a subir.

Parabéns a todos, especialmente ao Diego.

Em breve fotos e mais informações, inclusive sobre a próxima etapa, em Recife.

terça-feira, setembro 05, 2006

Sottani e o Troféu Brasil

No início desse ano mandei email pro Leonardo Sottani solicitando uma entrevista. Ele demorou a responder, pediu desculpas pelo atraso, mostrou-se extremamente solícito. Infelizmente a resposta veio quando eu havia decidido dar um tempo com as entrevistas, porque não estava conseguindo tempo para a mínima edição necessária.

Com certeza o ítalo-brasileiro (oficialmente agora) é uma das razões que você pode citar como importante para as grandes emissoras transmitirem o evento. A vinda do Pietro, filho do Fiolo, ex-recordista mundial de nado peito, também é. Sem contar Gabi Hernnadez, Perrones, Ivan Perez...

Toda mídia vale a pena. Divulgue no blog dos seus amigos, na rádio comunitária do seu bairro. Não dá pra negar que até essa teimosia em fazer os outros enxergarem o que nunca viram seja divertida.

E não se esqueça, mande um emailzinho pro Sportv e pro esporte da Globo. Eles não sabem o que estão perdendo.

segunda-feira, setembro 04, 2006

Quero ver o Troféu Brasil!

Não deixe a campanha morrer. Nada pode ser mais persuasivo para as "pessoas de mídia" descobrirem o Polo Aquático do que a demonstração de que há uma demanda de audiência. Vá no post abaixo que tem o email do Sportv e o endereço do blog do Esporte Espetacular. Nos comentários foi postado mais um email.

Para fazer isso você não precisa de ajuda de associação, federação, nem confederação. Curiosos, atletas e treinadores, todos têm boas razões pra querer verr o Troféu Brasil do conforto de sua casa, mesmo a 3 mil km do Rio.

Eu já mandei email e vou mandar mais. Quero ver o Pará, Beto Seabra, Quito, Michel, Daniel Mameri, Gabriel Reis e tantos outros talentos brasileiros (inclusive os mais jovens) jogando com Molina, irmãos Perrone (foto), Ivan Perez e quem mais vier.

O melhor argumento, somado aos pessoais, é que vai reforçar a nossa preparação pra outras competições, principalmente pro Pan, que é o que interessa a Globo.

Além do mais, a Espanha já despachou a Rússia ontem e hoje encara a Sérvia. Quem viu a final da Liga, quando os espanhóis ganharam os dois primeiros quartos, sabe que o jogo de hoje será mais um tremendo jogão.

sexta-feira, setembro 01, 2006

Campanha Troféu Brasil

Se entre 14 e 17 de setembro,você, assim como eu, não vai estar no Rio para assistir ao vivo, além dos craques brasileiros, jogadores "nos cascos" após o Europeu eoutras competições importantes, como Ivan Perez (foto), Molina e os irmãos Perrone, envie um email pro Sportv e pro blog do Esporte Espetacular explicando por que você acha que eles deveriam cobrir o evento e transmitir os jogos finais.

Não deixe de mandar. Essa galera tem que entender que esse é um esporte com adeptos em todo Brasil e que tem tudo pra crescer.

Bahia tirando onda!

O Circuito Nordeste/Centro-Oeste deixade ser um sonho e se consolida. Fizemos questão de não criar nenhuma nova agremiação, nenhuma hierarquia, nenhum tipo de arrecadação de grana na mãode quem quer que seja. Estamos a favor de todos que queiram se divertir jogando Polo aquático e tomamos todas as decisões em conjunto.
O responsável pela etapa de Salvador é o Diego (foto), sempre com a ajuda direta de todos que se voluntariam, principalmente do pernambucano Fred, presente em cada momento.

O Diego está dando um show. Conseguiu:
- alojamento paras as equipes masculinas e femininas
- está batalhando na prefeitura transporte e alimentação, além de outras medidas visando diminuir os custos dos atletas
- a TV Bahia (Globo) irá transmitir flashes ao vivo no sábado e talvez até trechos da final.
- a TV Bahia faz parte de um grupo de comunicação composto também por rádio e jornal já comprometidos com a divulgação do evento. Os três veículos estão divulgando chamadaspublicitárias chamando público.
- há uma sala de imprensa com banner de fundo personalizado do evento

É importante ressaltar que o Polo Aquático estava tão apagado na Bahia que eo Diego não conseguia organizar nem um coletivo sequer por falta de quorum. Se opolo aquático voltara bombar por lá, a responsabilidade é toda desse cara que simplesmente quis fazer. E fez.