terça-feira, junho 26, 2007

Molecada

Falar em renovação do Polo Aquático por aqui é meio complicado. Primeiro porque até dois anos não existia Polo Aquático em Fortaleza. Segundo porque dos tantos masters que já passaram por aqui, apenas uns cinco estão sempre em contato. Ou seja: não é renovação, é começo mesmo. Nós masters, somos apenas um ensaio de algo novo.

Domingo no aniversário do Náutico teve jogo do Náutico (vulgo Leprentos, como eles se chamam) contra o Ari de Sá - que sei lá por que no N/Ne chamou-se AABB. No Náutico o Jefferson, profissional de Educação Física recém formado, dá aula por uma merreca. Rodrigo não chega a ganhar nem essa merreca no Ari de Sá. Investe num mercado que, deve acreditar, irá crescer. Ou fazem apenas porque gostam. São verdadeiros heróis.

Os dois treinadores decidiram federar seus garotos. Acreditam que irão jogar eventos de primeiro nível, ter acesso a clínicas, reforço institucional para obtenção de patrocínios, sei lá mais que outras balelas. Tudo aquilo que a federação prometeu ano passado antes de sumir. Engraçado que de planejamento e reforço à base ninguém fala, mas no calendário da CBDA continua um evento aqui em Fortaleza para atletas de 1994 que simplesmente não existem.

Eu gostaria até de tornar pública uma pergunta sincera para evitar mal-entendidos e cobranças equivocadas:

Qual a função de uma federação estadual de desportos aquáticos?

Como a daqui não faz nada pelo Polo Aquático, a não ser uma reunião por ano para tomar uns trocados dos incautos - e, incrivelmente, ainda consegue -, não tenho referência. Mas quero saber para poder cobrar sem cometer injustiça. Afinal, do jeito que a coisa vai, mais fácil será acreditar que a culpa do desamparo do Polo Aquático nacional é minha. Ou talvez sua.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Fala Hélcio, você podia fazer uma pergunta mais difícil, mas deixa pra lá. Quando eu der um pulo aí em Fortaleza, me dá o endereço da Federação para eu deixar uma esmolinha na porta deles. Vai ser de R$ 1, mas se eles pelo menos fizerem uma ficha com espaço para atletas de WP se federarem (não precisarem preencher o quadradinho da Natação), eu deixo R$ 5, mas pelo menos esse mínimo de esforço eles tem que fazer...
Abração,
Michel Vieira.
PS. Você já sabe bem minha opinião quanto a cobrarem dos atletas para dar uma Clínica, né? Acho que vão embolsar o dinheiro de vocês mais uma vez. Quem realmente quer dar uma clínica não fica esmolando dessa maneira. Espero que eu esteja erado dessa vez.

26 junho, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Corrigindo: errado dessa vez.

26 junho, 2007  
Blogger Unknown said...

Fala Hélcio,
Se quiser dar uma olhada no que uma federação organizada acha que é sua função, entre em www.australianwaterpolo.com.au e clique em "governance". Lá tem a missão, visão, políticas, plano estratégico para ciclo de 4 anos, plano operacional para um ano, relatórios etc.
Aproveita e dá uma olhada também na propaganda da transmissão via web da Liga Mundial feminina. Achei caríssimo, mas já é um começo.
Abraços,
Perrone

26 junho, 2007  

Postar um comentário

<< Home