quinta-feira, junho 21, 2007

Tribuna Livre - Michel Vieira

A foto acima na Croácia me chama atenção pelo grande número de crianças assistindo a um jogo num lago, um local público, sem as portas fechadas de um clube.

Já ouvi de grandes ex-jogadores brasileiros a constatação: "se o polo aquático brasileiro está na situação lamentável que está, temos culpa também, porque estávamos dentro esse tempo todo e não fizemos nada pra reverter o quadro".

O reconhecimento é importante não apenas para a divisão de culpa. Muito mais importante é saber o que cada um de nós pode contribuir. Jogadores na ativa, masters, pais, amigos, amantes do esporte em geral. Por isso essa tribuna foi criada. Eu, pessoalmente, não acredito que exista da CBDA nenhuma vontade de melhorar. Nossa experiência com a federação local é a pior possível, ela é completamente omissa em relação ao Polo Aquático.

Minha opinião é assumida, o que não quer dizer que eu não vá postar aqui outras opiniões, mesmo que contrárias à minha. A solução é que não sei, e acho que todos só saberemos através da união e de debates como deverão acontecer em breve no Rio. O artigo que segue é do Michel Vieira. Pra quem não sabe, ele se refere à Taça Brasil que foi realizada num estádio em obras para uma competição de natação poucos dias depois. CBN é como ele chama a CBDA, alegando que eles apóiam apenas a natação.

Escreva a sua opinião. Ela será bem-vinda.

Hélcio, eu comecei a jogar WP em 1986 e testemunhei muitas coisas durante todos esses anos, tanto boas quanto ruins. Das ruins eu achava que já havia visto de tudo, até o lamentável acontecido nesse Taça Brasil. Em outros 2 artigos, eu já havia alertado a respeito da completa incapacidade gerencial dos responsáveis pelo pólo aquático na CBN e fatos que comprovem isso não faltam, mas entre inúmeros erros, um em especial jamais, nunca poderia ter sido cometido.

Prejudicar o esporte já é uma coisa ruim; mas atingir o público, que sempre comparece de boa vontade para prestigiar, é imperdoável. Por menor que seja, ele merece o maior grau de respeito possível e jamais poderia ter sido tratado da maneira que foi. A humilhação a qual os espectadores e por conseqüência o pólo aquático nacional foram submetidos nessa Taça Brasil foi a maior que eu já tive a tristeza de presenciar nesses 20 anos.

O simples fato de um campeonato nacional ter sido marcado para uma piscina em obras é por si só uma aberração. Mas insistir no erro e realizá-lo nessa piscina é de uma estupidez assombrosa. A desculpa para todos os problemas sempre é a famosa falta de verba. Qual seria então a desculpa para submeter o público a condições piores do que as de quem vai assistir uma pelada no aterro do Flamengo?

Fazendo minhas as palavras do Luizinho, o que falta é um mínimo de vergonha na cara da CBN. A minha sugestão é drástica, mas ao meu ver, as pessoas no comando já tiveram mais do que tempo para mostrar a que vieram, e só mostraram incompetência e mediocridade. Se a CBN quisesse mostrar um pouquinho de vergonha na cara, ela demitiria imediatamente todas as pessoas envolvidas com a organização desse campeonato, ou elas mesmas apresentariam sua carta de demissão. De preferência, o que for mais rápido.

Tenho lido algumas entrevistas e vejo surpreso que as pessoas ainda pisam em ovos quando falam da CBN. Está chegando o tempo em que todos os envolvidos com o WP no país terão que escolher um lado. Alguns vão preferir continuar comendo os farelos que caem da mesa da CBN enquanto outros vão sonhar com algo mais e acreditar num futuro melhor.

Hélcio, mudando um pouco de assunto, é com satisfação que vejo o trabalho que você iniciou com a tribuna livre começando a dar resultados. Algumas manifestações já começam a aparecer e o passo inicial no sentido de que aqueles que amam WP comecem a apresentar soluções já está sendo dado.

Eu mesmo tenho minhas sugestões e acredito firmemente que antes de qualquer outra coisa, é imprescindível melhorar a quantidade e qualidade técnica dos jogadores brasileiros. E não vejo maneira mais eficiente de fazer isso do que aumentando o número de treinadores e capacitando-os. Minha aposta é que existindo bons jogadores na água, existirá também um bom público presente, o que é essencial para a sobrevivência do nosso esporte.

Hélcio, vou terminando por aqui agradecendo de novo o espaço. Espero num próximo artigo poder já comemorar algumas mudanças; quem sabe, a demissão da CBN dessa completa equipe de incapazes que lá está ancorada há tantos anos.

Um grande abraço,

Michel Vieira

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

sou novo no polo e perguntei quem e michel vieira e me disseram que o cara e o que fes m...no paineira, na seleçao e por onde andou até nos EUA..será que é o mesmo?respondam porfavor

23 junho, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Eu mereço. tentando melhorar um pouquinho as condições dadas ao WP brasileiro, me aparece um recalcado, retardado, mariquinha e pior de tudo covarde anônimo tentando me atacar. Aqueles que tem algo a acrescentar e não tem o rabo preso com a CBN por favor enviem comentários construtivos. Ao resto; atletas que só jogam na seleção quando tem um técnico do próprio clube na comissão, dirigentes que não tem coragem de sentar comigo e me mostrar que estão fazendo algum bem pelo WP no Brasil, ou então mesmo aqueles que nunca vão jogar nada mesmo, serão medíocres no esporte e na vida, por favor procurem outro site para deixar recados anônimos. Tentem o poloaquatico.com.br. Lá vocês tem um público com o mesmo QI de vocês. Aqui vocês não passam disso que eu falei, frustrados, medíocres e covardes...
Michel Vieira.

24 junho, 2007  
Blogger sari said...

Considero totalmente realistas as observações do michel. Não dá para ficar "pisando em ovos " ao se falar sobre os caras que estão no comando da confederação, eles já tiveram seu tempo e só provaram que não estão a favor do esporte. Se os caras do eixo rio-sp sentem isso imagina a galera da periferia do brasil?
No que precisar tamos aí! Chapada 2007, michel é nosso convidado!!
Abraço Sari

25 junho, 2007  

Postar um comentário

<< Home