terça-feira, junho 26, 2007

Pra que servem as federações?

"Quanto mais se faz pelo bem da coletividade, mais se recebe críticas daqueles que nunca fizeram nada!". A "antológica" frase acima está abrindo o site da federação local. Alguém deve ter achado muito bonita pra tanto destaque, afinal não se trata de um site de pensamentos ou vã filosofia, e sim de uma federação de desportos aquáticos. Eles devem ter as razões para se defender assim de cara.

O Polo Aquático cearense realizou ou participou de quase um evento por mês - vou publicar a lista em post em breve - em dois anos de existência. Nas coxas, mas foi. Da Federação recebemos as traves que estavam encostadas e três bolas Pênalty que conseguimos resgatar entre outras também paradas por lá. Mais nada.

Você quer ver mais uma prova do descaso da federação local com outros esportes, senão a natação? Entre no site, clique em Natação, depois em algum sub-item. Tem lá algum conteúdo próprio. Agora clique em Nado Sincrozinado, Polo Aquático, Saltos Ornamentais ou mesmo Maratona Aquática. Vá em qualquer sub-item. Todos levam ao site da CBDA. Apenas a Natação existe, mesmo no site. O único ponto positivo do site é uma prestação de contas meio apressada e bem sucinta, mas já é alguma coisa.

Agora feche os olhos. Esqueça tudo isso.

Dê um passeio pelo link da Federação Australiana. Vale um calmo passeio por todo site. Nas notícias tem um link pra transmissão dos jogos femininos da Liga Mundial - pra gente está bem caro. Tem muito mais. Aqui você encontra a missão da Federação, respondendo a nossa pergunta, mas com um desmembramento de ações e políticas que vão muito além do discurso. Tem todo o planejamento estratégico quadrianual detalhado, com metas e investimentos, além do planejamento operacional para um período de dois anos, e um detalhado relatório anual de prestação de contas, até porque os vários patrocinadores devem cobrar tal postura. Mais legal ainda é ver que a Federação abrange masculino e feminino, de criança a masters, e que prioriza em suas metas a base antes das equipes de alto desempenho.

Claro que não posso esperar que uma federação brasileira seja no nível da australiana. Mas a gente tem que andar pra frente. Então é melhor se mirar nos bons exemplos.

Obrigado a Ricardo Perrone pela dica da Federação Australiana.

UPDATE: Repare que este post se refere à gestão de 2007 à frente da FCDA, já fora do comando da instituição

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Fala Hélcio, seria cômico se não fosse trágico. O ilustre presidente ainda assina a frase. Esses dias escutei algo que tinha o objetivo de ser uma crítica mas soou como um grande elogio e me deu a certeza que eu devo estar indo pelo caminho certo. Uma pessoa disse que meu defeito é que eu não sou político na hora de fazer minhas críticas. Hélcio, valeu pela coragem de bater de frente com quem não faz nada pelo esporte; ao contrário, tenta prejudicar quem está construindo algo. E aproveito a ocasião para lhe fazer o mesmo elogio e lhe pedir para continuar assim, não sendo político.
Abração,
Michel Vieira.

27 junho, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Olá Hélcio!
Você poderia esclarecer que essa frase foi poltada pelo EX PRESIDENTE da FCDA, pois é necessário deixar claro que foi a gestão anterior que publicou tal nota no site.
Prof. Clayton
Coord. Maratonas Aquáticas

19 junho, 2009  

Postar um comentário

<< Home