quarta-feira, abril 19, 2006

Clínica 3

Última aula da primeira clínica virtual. Dessa vez quem analisa o vídeo é André "Quito" Raposo, atleta da seleção brasileira e treinador das categorias de base e do time feminino do Fluminense.

1- Quando o time chegou no ataque o jogador da posição 2 passou a bola para o centro precipitadamente, pois o centro não estava em vantagem em relação ao marcador;
2- Mesmo a defesa tendo roubado a bola, os defensores da posição 1 e 2 não fizeram menção em trocar a marcação com o jogador que vinha na "podre", nadando atrás do centro. Na volta de um contra-ataque a defesa deve priorizar sempre fechar o meio a largar as pontas, por causa do ângulo de chute, facilitando a vida do goleiro (um jogador que chuta da ponta tem menos chance de fazer o gol).
3- Na saída do contra-ataque o goleiro deve priorizar o passe para as pontas (salvo se o jogador escapar e abrir 1 ou 2 corpos do marcador, o que não foi o caso no lance do vídeo).
4 - Na chegada do contra-ataque o jogador (marcador) que estava posicionado no centro do leque, abandona a sua posição para tentar roubar a bola que o jogador da ponta-boa recebeu, deixando esse espaço livre para o jogador adversário que vem nadando no contra-ataque. Por sinal o jogador que estava marcando a 1 demora a perceber que o meio estava aberto, não chegando a tempo de impedir a finalização, que mesmo sendo da maneira mais difícil foi eficiente.
5 - Não sei se o jogador do gol é realmente goleiro, mas se for, ensine pra ele que quando a bola estiver perto do gol (no caso do vídeo nos 2metros) ele deverá levantar os dois braços abertos simultaneamente, projetando-os perpendicularmente em relação ao corpo (abdução de ombros).

Mais uma vez agradecemos ao Quito, Perrone e Beto, assim como a todos que muito gentilmente nos mandam mensagens de apoio essenciais para que continuemos na batalha. O legal dessa experiência baseada na sugestão do Perrone é o acesso de gente de todo Brasil a orientações dadas por quem entende e muito do esporte. Faremos em breve nova série com novos consultores. Viva a democratização do conhecimento.