sábado, abril 22, 2006

Informe Circuito Nordeste de Pólo Aquático

Na correria a câmera ficou com minha sobrinha. Criarei um link após o evento só para fotos e ao longo dos próximos dias postarei sempre aqui no blog a repercussão do torneio. Por ora faço um breve balanço do primeiro dia.

1 - Há 10 equipes masculinas e 5 femininas. A piscina está com 25 por 16, tempo de jogo de 4 de 6 minutos com crônometro parando. Ontem tivemos jogos de 9h às 23h, sem intervalo.
2 - Foi sem dúvida impressionante a capacidade de colaboração de todos os times. Estamos pagando apenas um juiz, o Mac, de João Pessoa (responsável por uma carga maior de jogos), e três mesários por turno, do quadro da Federação Cearense de Desportos Aquáticos, que jamais tinham tido contato com o Pólo Aquático na vida. Todos os demais juízes, e muitas vezes mesários, são voluntários. Não faltou juiz nem mesário pra nenhum jogo sequer.
3 - Claro que já houve reclamação de arbitragem e ânimos exaltados, situações de stress localizado que foram contornados graças a inquestionável boa vontade e bom senso que todas as equipes têm demostrado.
4 - O sistema de chaves é o seguinte: no masculino são dois grupos onde todos jogam contra todos e no domingo os vitoriosos de cada chave disputam o título. Optamos por não fazer semifinais para permitir que pelo menos domingo todos possam aproveitar um pouco da cidade pra onde vieram. Já está reservado um espaço na praia só pras equipes confraternizarem-se.
5 - As equipes de Brasília (Kalangos, Defer e o feminino) acabaram o primeiro dia dominando suas respectivas chaves.
6 - Fiquei muito feliz tanto de ver tantos caras com média de 40 anos ainda se mantendo com sede de vitória, assimcomo times de adolescentes com a mesma vontade de jogar. As meninas também estão sendo um espetáculo à parte.
7 - Em nível local demos passos gigantescos. Estamos conseguindo cobertura dos jornais e TVs, foi a clara a presença de diversas famílias e de muita gente querendo começar a treinar, nossos atleas (a maioria com 6 meses de treino) perceberam que se treinar não tem bicho de sete cabeças, a diretoria do clube está sempre presente demonstrando entusiasmo, o secretário do Esporte e da Juventude do Governo do Ceará esteve presente (prometeu voltar nos outros dois dias) está adorando o evento, já quer fazer outro com mais infra-estrutura, trazendo arbitragem de fora, e sinalizou com as passagens para irmos à segunda etapa do Circuito Nordeste, em 7 de setembro, em Salvador.
Sem dúvida muito mais gente em Fortaleza acordará sabendo o que é Pólo Aquático.
8 - Agradeço ao Governo do Ceará pela verba que permitiu a realização do torneio, à Naturágua que cedeu infra-estrutura, kits com camiseta e bonés para todos os atletas, e água pra arbitragem, à Federação Cearense de Desportos Aquáticos, que cedeu material de arbitragem e a Associação Cearense de Natação Master, parceiros de primeira hora, sempre atuando em conjunto com a gente.
Mais do que tudo agradeço ao Passarinho, Edmundo, Sari, Thiago, Eduardo, Diego, Wellington, Junior, Fred, Marcus Bolitreau, Renato, Eugenio, Octavio, Alexandre, Sá Filho, Boca, Flavio, Abílio, Zé Marcio, a todas as meninas, a todos os não citados, pela prova incontestável de que sem vaidade e priorizando um objetivo comum a gente consegue tudo o que quiser.

Vamos ao segundo dia, mais uma maratona.