quarta-feira, fevereiro 28, 2007

O ovo ou a galinha?

A crise na seleção estava anunciada desde sempre. Discutir de quem é a culpa não chega a ser tão importante se ninguém perceber que está tudo errado.

Aliás, isso parece ser a única vantagem nisso tudo. Quando se chega onde não tem mais o que piorar, acredita-se que a tendência seja melhorar. O que acho complicado é pra quem vai estar com a cara na frente quando os resultados na piscina não forem os que a gente quer, nem muito menos os que as pessoas que estão envolvidas nisso no dia-a-dia desejam (tomara que isso não aconteça!).

Desculpe se estou parecendo dramático demais, ainda mais num blog feito no Ceará por um cara que nada sabe do que acontece nos bastidores, e que vai continuar tranquilo na praia seja qual for o resultado no Pan. Sou apenas um cara que adora Polo Aquático, nada mais.

A grande questão é que para se tornar um atleta de elite não se necessita apenas talento, o que nós temos de sobra. Precisa treinar muito e ter um intenso intercâmbio. Treinar muito, em dois expedientes, acaba sendo sempre um complicador no trabalho e com a família. Por mais que se tenha amor ao esporte, a encruzilhada é inevitável. Não há como manter horas de dedicação diária sem uma remuneração digna. Amor ao esporte não paga supermercado nem aluguel.

O que esse pessoal recebe não condiz com a dedicação requerida. Fica difícil manter um equilíbrio na vida pessoal. Nem pra cobra-los como eles devem ser cobrados, não dá, afinal, como exigir que o cara deixe de trabalhar ou estudar?

Pra piorar, vem a falta de intercâmbio, indispensável ao aprimoramento. Imagino como seja pra um cara com a experiência do Daniel Mameri perder pra um time como o Canadá, que ele antes ganhava sem muito esforço.

É um soma de baldes de água fria.

O investimento tem que começar bem antes da seleção. Em todos os estados do Brasil tem gente querendo montar times de Polo Aquático, organizar eventos, sem encontrar apoio. No Rio e SP, onde é mais difundido, ele tem tudo pra sair dos clubes, ir pra praia, lagoas, pequenas piscinas, ser adaptado de forma que permita brincadeiras lúdicas pelas crianças.

É baratíssimo manter uma mídia atuante, transmitir jogos pela internet, disponibilizar arquivos P2P, inserir palestras e vídeos de treinamento no youtube, há uma infinidade de ações baratas que podem ser feitas pra popularizar o Polo Aquático e, assim criar um plano de negócios consistente pra tornar o esporte comercial e interessante aos olhos da grande mídia.

Por enquanto vamos torcendo com o máximo de nossas forças pra todos que fazem parte das seleções masculina e feminina conseguirem tirar grandes alegrias do Pan. Eles merecem.

A foto acima (www.cbda.org.br) foi tirada um ano atrás, no sul-americano.

4 Comments:

Blogger Sergio Moraes said...

Isso aí Helcio. Eu acho que os cartolas estão cometendo um grande erro. Eles estão detonando uma geração inteira e comprometendo a próxima. Os mais velhos depois do Pan vão debandar. Não vão ter mais saco para essa falta de estrutura. Já os mais novos vão ser jogados no fogo. Enquanto não tivermos campeonatos longos com primeira e segunda divisão e pequenos eventos como vc sugeriu, o pólo não vai ser popular e nem vai crescer. Quando lemos nos jornais os absurdos que vem acontecendo na organização do Pan, vemos que as coisas vão demorar muito pra melhorar. O problema é que nossos talentos estão todos dentro da agua. Na cartolagem estamos longe da elite.

abs

Sérgio Moraes

28 fevereiro, 2007  
Blogger Hélcio Brasileiro said...

com certeza sérgio. eu pensei mais em como trazer gente de fora, mas no rio e sp com campeonatos com vários jogos o pessoal teria razão pra treinar.

o problema da seleção é a ponta da corda, que já está toda carcomida.

abs

28 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

obrigado...quito!

28 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

elcio,
a ultima vez que o brasil ganhou do canada foi de 11 x 10 se não me engano,com gol do felipe perrone nos ultimos 5 segs!!
ja faz muiiiito tempo que o barco esta afundando.
não é de agora, e é com certeza
vai demorar muito pra secar o convés!!
um abraço

03 março, 2007  

Postar um comentário

<< Home