terça-feira, abril 17, 2007

Tudo pronto em Natal

Thiago Vinicius é o último em pé à direita. A pouca idade não o fez amarelar pro compromisso que é organizar um evento que terá 15 times (masculino e feminino) de diversos estados diferentes. Mais uma vez a chave de tudo será o voluntariado e aberto debate de todos os pontos que envolvem o evento, desde os critérios de marcação no centro, à piscina mais adequada. Conheça um pouco mais o Thiago e saiba como está a organização da primeira etapa do Circuito 2007.

Polo Ceará - Na primeira etapa do Circuito o time de Natal chegou de carro (600 km) direto pro jogo. O que me chamou atenção foi não apenas a juventude como o potencial do time, mas vocês me disseram que não treinavam nunca. Isso mudou?

Thiago - Hélcio, realmente saímos direto de Natal para Fortaleza, em dois carros 1.0 e chegamos direto pro nosso primeiro jogo. Foram 600 quilômetros e tivemos que sair de Natal bem atrasados (coisa normal). Aqui em Natal nossa grande dificuldade é continuar o trabalho que se inicia nas escolas (Mirim, Infantil e Adulto). Temos muitas equipes em escolas, mas depois que o pessoal vai pra faculdade, não tem mais lugar pra treinar e acabam parando! Felizmente ano passado conseguimos instituir uma “pelada” para fazer com que o pessoal que gostava do Pólo não parasse de vez!

Fomos pra Fortaleza com poucas pessoas (éramos 20 nas “peladas” e suamos para conseguir 10 caras pra viajar). Nós ainda não treinamos pra jogar sério e ganhar alguma coisa, a gente joga pra se divertir! Felizmente para algumas competições (acho que é o medo de não dar vexame) a gente junta um grupo e fazemos algum treinamento, mas falta maior integração do grupo! Mas temos que entender que todos somos estudantes! O mais velho vai ser formar esse ano, e o mais novo ainda faz 2º ano na escola, então fica difícil adequar horário de treino pra todo mundo, já que cada um estuda em um horário diferente!

Polo Ceará - Natal tem uma característica peculiar. Há muitos times nas escolas e depois eles se desintegram. Fale um pouco sobre o Polo Aquático de Natal e explique esse cenário para quem não conhece.

Thiago - Como eu disse acima, o pólo daqui começou naquela época de Malhação, nas escolas. Eu fui da primeira “leva”. A gente treina na escola, em piscina rasa e joga a grande competição do Estado uma vez ao ano, os Jogos Escolares, contra equipes das outras escolas. Porém, depois que a gente sai da escola, não tem mais onde treinar. A maioria do pessoal logo que sai continua treinando na própria escola, mas depois de um tempo a gente tem que fazer um estágio, trabalhar e estudar, o que deixa impossível os treinos durante as tardes.


Polo Ceará - Ano passado vocês queriam mudar, estimular o Polo Aquático nos clubes, e criaram uma Associação com esse fim. O que saiu daí?

Thiago - A associação foi para buscar mais apoio ao esporte! Ano passado ela tinha um nome mais forte frente aos atletas, mas este ano nos reunimos e tomamos a seguinte decisão: estamos (associação) todos estudando pra nos formar e trabalhando (estagiando), e não temos mais tanto tempo para cuidar de eventos e treinos. Além disso, se continuarmos separados, a federação para um lado, a associação para outro, e as escolas em outro, o pólo vai se enfraquecer aos poucos. Então este ano resolvemos tentar um união entre a Associação, Federação e Escolas, de forma a fortalecer o pólo e fazer com que ele se desenvolva!

Polo Ceará - Embora você seja um dos mentores do Circuito, Natal não esteve presente nem em Salvador nem em Recife. Por quê?

Thaigo - Os nossos grandes problemas são: Falta de grana (hehehe); Falta de apoio (patrocínio); Falta de tempo pra organizar uma viagem deste porte; E o fato das aulas, provas, treinos e etc. Isso impossibilitou nossa ida a Salvador! Já na etapa de Recife, foi a coincidência de datas com o Carnatal (Carnaval fora de época)! Aqui em Natal muito dificilmente alguém perde o Carnatal, principalmente com um time de faixa etária de 18 a 20 anos!! Um exemplo de que com um pouco de apoio podemos ir a qualquer competição foi a ida de ônibus de uma equipe de apenas 8 atletas para o JUB´s em São Paulo!


Polo Ceará - Como está sendo, tão jovem, segurar a barra de organizar um evento dessa dimensão, com 9 times adultos masculino, 3 femininos e 3 do pessoal com menos de 18? Está tudo pronto?

Thiago - Está tudo pronto! Realmente o organizar um evento desses é difícil! Mas a gente vai perturbando um secretário aqui e outro ali até conseguir algum apoio! A Federação também tem ajudado bastante! Além disso o pessoal (a cúpula ) do Circuito também tem sido um fator determinante! Fica aqui o agradecimento de antemão para você, Fred, Sari e Diego, e todos o pessoal que compõe o circuito!


Time infantil de Natal

Polo Ceará - Você acha que esse evento em Natal poderá ser um novo estímulo ao Polo Aquático daí?

Thiago - Com certeza! Estou ansioso para o inicio do Circuito e estou querendo implantar uma clínica com os jogadores mais experientes ao final do circuito para incentivar mais ainda os mais jovens, como o Sub-18 do Ceará!

Polo Ceará - Essa etapa terá duas novidades: um time do Pará e outro do Rio. A equipe do Rio trará nomes que estão na história do Polo Aquático brasileiro, como Ricardo Perrone, Ricardo Tonieto, Solon, Canetti, Ricardinho e outros. Qual a importância da vinda desse pessoal para o crescimento do Polo Aquático nordestino?

Thiago - A vinda do pessoal do Rio, Brasília e Pará com certeza vai engrandecer em muito o nosso evento! Antigamente estávamos acostumados (a grande maioria dos atletas) a jogar somente contra PB e PE! Um exemplo do impacto da vinda do Perrone & CIA no pessoal daqui é o nosso goleiro, que assim que soube da confirmação da equipe do Rio disse: “Bora dar o gás que eu vou catar as bolas do Perrone e Solón!”

Polo Ceará - E aí, a equipe de Natal está se preparando para a Chapada em setembro? Você acha que uma boa colocação em casa pode animar a equipe a treinar para disputar as outras etapas?

Thiago - Desde o ano passado tivemos vontade de ir para Salvador e Recife. Infelizmente não tivemos atletas suficientes! Este ano estamos organizando o grupo e com certeza queremos estar presentes na Chapada! Vamos ver se o pessoal aproveita a próxima promoção de passagens e confirma logo presença!

Polo Ceará - Espaço aberto para algum recado que você queira dar.

Thiago - Hélcio, queria dizer que Natal está de braços abertos ao pessoal e que estamos nos esforçando ao máximo para que o evento esteja a altura do que vimos na etapa cearense e de todos os competidores! Infelizmente não conseguimos o apoio financeiro desejado, mas graças a Deus estamos com 90% do planejado já confirmado, incluindo piscina, premiação e alojamento (o que acho que são as 3 coisas mais importantes). Tenho certeza que a etapa Natal do Circuito será uma ótima opção para se passar o feriadão de 1º de Maio! Nesta semana iremos trabalhar para fechar a tabela e já divulgar!

Marcadores: , , , , , ,

2 Comments:

Blogger sermoraes said...

Parabéns Thiago e Helcio!!! E muito boa sorte no evento. Gostaria muito poder ver esses jogos. Vai ser muito legal a classe de Perrone, Solon e outros junto com a tradicional garra nordestina. Sorte para todas as equipes.

abs

Sérgio Moraes

18 abril, 2007  
Anonymous Diego-BA said...

Parabéns Thiago,
Organizar isso dá um trabalho, um stress sem tamanho, mas tenha certeza que a recompensa vem em dobro!!!
Abs

18 abril, 2007  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home