terça-feira, abril 17, 2007

Tudo pronto em Natal

Thiago Vinicius é o último em pé à direita. A pouca idade não o fez amarelar pro compromisso que é organizar um evento que terá 15 times (masculino e feminino) de diversos estados diferentes. Mais uma vez a chave de tudo será o voluntariado e aberto debate de todos os pontos que envolvem o evento, desde os critérios de marcação no centro, à piscina mais adequada. Conheça um pouco mais o Thiago e saiba como está a organização da primeira etapa do Circuito 2007.

Polo Ceará - Na primeira etapa do Circuito o time de Natal chegou de carro (600 km) direto pro jogo. O que me chamou atenção foi não apenas a juventude como o potencial do time, mas vocês me disseram que não treinavam nunca. Isso mudou?

Thiago - Hélcio, realmente saímos direto de Natal para Fortaleza, em dois carros 1.0 e chegamos direto pro nosso primeiro jogo. Foram 600 quilômetros e tivemos que sair de Natal bem atrasados (coisa normal). Aqui em Natal nossa grande dificuldade é continuar o trabalho que se inicia nas escolas (Mirim, Infantil e Adulto). Temos muitas equipes em escolas, mas depois que o pessoal vai pra faculdade, não tem mais lugar pra treinar e acabam parando! Felizmente ano passado conseguimos instituir uma “pelada” para fazer com que o pessoal que gostava do Pólo não parasse de vez!

Fomos pra Fortaleza com poucas pessoas (éramos 20 nas “peladas” e suamos para conseguir 10 caras pra viajar). Nós ainda não treinamos pra jogar sério e ganhar alguma coisa, a gente joga pra se divertir! Felizmente para algumas competições (acho que é o medo de não dar vexame) a gente junta um grupo e fazemos algum treinamento, mas falta maior integração do grupo! Mas temos que entender que todos somos estudantes! O mais velho vai ser formar esse ano, e o mais novo ainda faz 2º ano na escola, então fica difícil adequar horário de treino pra todo mundo, já que cada um estuda em um horário diferente!

Polo Ceará - Natal tem uma característica peculiar. Há muitos times nas escolas e depois eles se desintegram. Fale um pouco sobre o Polo Aquático de Natal e explique esse cenário para quem não conhece.

Thiago - Como eu disse acima, o pólo daqui começou naquela época de Malhação, nas escolas. Eu fui da primeira “leva”. A gente treina na escola, em piscina rasa e joga a grande competição do Estado uma vez ao ano, os Jogos Escolares, contra equipes das outras escolas. Porém, depois que a gente sai da escola, não tem mais onde treinar. A maioria do pessoal logo que sai continua treinando na própria escola, mas depois de um tempo a gente tem que fazer um estágio, trabalhar e estudar, o que deixa impossível os treinos durante as tardes.


Polo Ceará - Ano passado vocês queriam mudar, estimular o Polo Aquático nos clubes, e criaram uma Associação com esse fim. O que saiu daí?

Thiago - A associação foi para buscar mais apoio ao esporte! Ano passado ela tinha um nome mais forte frente aos atletas, mas este ano nos reunimos e tomamos a seguinte decisão: estamos (associação) todos estudando pra nos formar e trabalhando (estagiando), e não temos mais tanto tempo para cuidar de eventos e treinos. Além disso, se continuarmos separados, a federação para um lado, a associação para outro, e as escolas em outro, o pólo vai se enfraquecer aos poucos. Então este ano resolvemos tentar um união entre a Associação, Federação e Escolas, de forma a fortalecer o pólo e fazer com que ele se desenvolva!

Polo Ceará - Embora você seja um dos mentores do Circuito, Natal não esteve presente nem em Salvador nem em Recife. Por quê?

Thaigo - Os nossos grandes problemas são: Falta de grana (hehehe); Falta de apoio (patrocínio); Falta de tempo pra organizar uma viagem deste porte; E o fato das aulas, provas, treinos e etc. Isso impossibilitou nossa ida a Salvador! Já na etapa de Recife, foi a coincidência de datas com o Carnatal (Carnaval fora de época)! Aqui em Natal muito dificilmente alguém perde o Carnatal, principalmente com um time de faixa etária de 18 a 20 anos!! Um exemplo de que com um pouco de apoio podemos ir a qualquer competição foi a ida de ônibus de uma equipe de apenas 8 atletas para o JUB´s em São Paulo!


Polo Ceará - Como está sendo, tão jovem, segurar a barra de organizar um evento dessa dimensão, com 9 times adultos masculino, 3 femininos e 3 do pessoal com menos de 18? Está tudo pronto?

Thiago - Está tudo pronto! Realmente o organizar um evento desses é difícil! Mas a gente vai perturbando um secretário aqui e outro ali até conseguir algum apoio! A Federação também tem ajudado bastante! Além disso o pessoal (a cúpula ) do Circuito também tem sido um fator determinante! Fica aqui o agradecimento de antemão para você, Fred, Sari e Diego, e todos o pessoal que compõe o circuito!


Time infantil de Natal

Polo Ceará - Você acha que esse evento em Natal poderá ser um novo estímulo ao Polo Aquático daí?

Thiago - Com certeza! Estou ansioso para o inicio do Circuito e estou querendo implantar uma clínica com os jogadores mais experientes ao final do circuito para incentivar mais ainda os mais jovens, como o Sub-18 do Ceará!

Polo Ceará - Essa etapa terá duas novidades: um time do Pará e outro do Rio. A equipe do Rio trará nomes que estão na história do Polo Aquático brasileiro, como Ricardo Perrone, Ricardo Tonieto, Solon, Canetti, Ricardinho e outros. Qual a importância da vinda desse pessoal para o crescimento do Polo Aquático nordestino?

Thiago - A vinda do pessoal do Rio, Brasília e Pará com certeza vai engrandecer em muito o nosso evento! Antigamente estávamos acostumados (a grande maioria dos atletas) a jogar somente contra PB e PE! Um exemplo do impacto da vinda do Perrone & CIA no pessoal daqui é o nosso goleiro, que assim que soube da confirmação da equipe do Rio disse: “Bora dar o gás que eu vou catar as bolas do Perrone e Solón!”

Polo Ceará - E aí, a equipe de Natal está se preparando para a Chapada em setembro? Você acha que uma boa colocação em casa pode animar a equipe a treinar para disputar as outras etapas?

Thiago - Desde o ano passado tivemos vontade de ir para Salvador e Recife. Infelizmente não tivemos atletas suficientes! Este ano estamos organizando o grupo e com certeza queremos estar presentes na Chapada! Vamos ver se o pessoal aproveita a próxima promoção de passagens e confirma logo presença!

Polo Ceará - Espaço aberto para algum recado que você queira dar.

Thiago - Hélcio, queria dizer que Natal está de braços abertos ao pessoal e que estamos nos esforçando ao máximo para que o evento esteja a altura do que vimos na etapa cearense e de todos os competidores! Infelizmente não conseguimos o apoio financeiro desejado, mas graças a Deus estamos com 90% do planejado já confirmado, incluindo piscina, premiação e alojamento (o que acho que são as 3 coisas mais importantes). Tenho certeza que a etapa Natal do Circuito será uma ótima opção para se passar o feriadão de 1º de Maio! Nesta semana iremos trabalhar para fechar a tabela e já divulgar!

Marcadores: , , , , , ,

2 Comments:

Blogger Sergio Moraes said...

Parabéns Thiago e Helcio!!! E muito boa sorte no evento. Gostaria muito poder ver esses jogos. Vai ser muito legal a classe de Perrone, Solon e outros junto com a tradicional garra nordestina. Sorte para todas as equipes.

abs

Sérgio Moraes

18 abril, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns Thiago,
Organizar isso dá um trabalho, um stress sem tamanho, mas tenha certeza que a recompensa vem em dobro!!!
Abs

18 abril, 2007  

Postar um comentário

<< Home