segunda-feira, outubro 16, 2006

Uma página, várias conclusões

Já trabalhei em jornal cobrindo esporte "amador" e posso dizer: é complicado. Enquanto no futebol tem matéria todos os dias graças aos factóides inventados a cada treino e alimentados por rádio, jornal e TV, fora do futebol não é assim. Isso sem contar o bando de pangarés que aparecem nas redações dizendo que são campeões mundiais de alguma liga que, quando você vai ver, só tem a academia dele. Vamos às obserações:

- o destaque dado de forma sistemática ao WP pelo Jornal dos Sports é sensacional. Não há outra forma do grande público se familiarizar com o esporte que não seja tendo contato com ele. E olha que nesse dia o Eduardo Vieira estava de folga, ou seja, já entrou na dinâmica da redação acompanhar o WP. Muito bom.

- o WP sofre com o desprezo da mídia e com a falta de iniciativa dos responsáveis pelo esporte em divulgá-lo. O vale-tudo sofria de um mal pior: herdou do jiu-jitsu mais do que desprezo, uma má vontade terrível da mídia. Isso porque o Brasil está ne elite mundial.

A reviravolta começou com o crescimento da mídia especializada em lutas, formando um público consumidor fissurado que lota os eventos, comprarevista e paga pay-per-view. Depois mudaram o nome negativo de "vale-tudo" para MMA (mixed martial arts).

O necessário herói citado pelo Carlinhos na última entrevista surgiu com o Minotauro: um sujeito que sobreviveu após ser atropelado por um caminhão quando criança, um cara muito tranquilo e educado, durante bastante tempo o melhor do mundo absoluto (não está mais no primeiro lugar, mas tem chances de voltar).

Mais do que isso: um cara que ama o próprio esporte. Através de sua assessoria de imprensa levou (do próprio bolso) Gloria Maria e equipe para acompanhar uma luta dele no Japão. A repórter confessou em pleno Fantástico que mudou seu jeito de ver o MMA após conhecê-lo e ver a luta.

Minotauro ainda promove eventos de MMA no Brasil, participa de projetos sociais e agora escreve essa coluna no Jornal dos Sports. Não cobrou um centavo. Fez uma única exigência: que a coluna ficasse junto a matérias de outros esportes. Ou seja: ele quer tirar a luta dos guetos de informação.

- A matéria ao lado do WP é de surf. Assim como sugeriu o Carlinhos pro WP, todas as etapas do WCT (primeira divisão do surf mundial) são transmitidas pela internet ao vivo. O Perrone assiste do Rio. O Alexandre assiste aqui de Fortaleza. Todo mundo assiste.

E mais: com o nível de compressão de vídeos cada vez maior, você pode formar uma videoteca genial. Dá pra ter muitos jogos no mesmo link. Olha aqui por exemplo. Eles estão sempre atualizando vários vídeos. Tem lutas do Minotauro e de muitos outros, inclusive shows dos amigos Marcus Aurélio e Hermes França que saíram de Fortaleza pra conquistar o mundo.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

eu simplesmente to adorando wp, nem acredito hoje que ja senti muito mais emoção em jogar pelo polo que muitas competições de natação, repito, muitas comps mesmo.. mas enfim, é isso..
se depender de mim eu gostaria de divulga-lo cada vez mais e nao me distanciar tanto das piscinas..
beijos a todos

16 outubro, 2006  

Postar um comentário

<< Home