quinta-feira, janeiro 04, 2007

Marketing

Pra estar entre os melhores do mundo, como os caras da foto acima, é necessário muito mais do que vontade. É preciso estrutura, planejamento, estratégia. Só assim se chega a um desenvolvimento real. Um das ferramentas fundamentais para esse desenvolvimento é o marketing, seja pra captação de recursos, popularização e/ou fidelização da base de clientes de qualquer produto.

O Greenpeace é um exemplo de que isso pode ser feito quase sem dinheiro. Os caras se tornaram o que são fazendo marketing de guerrilha, ou seja, criando o boca a boca através de ações bem planejadas. Em vez de gastarem uma fortuna em campanhas de TV, rádio e jornal pra dizer que eram contra a pesca predatória de baleias, eles iam num bote, amarravam um louco numa âncora de navio baleeiro, estendiam a bandeira do Greenpeace, filmavam tudo e mandavam pras agências de notícia, que colocavam à disposição de seus clientes em todo o planeta. As imagens acabavam saindo em TVs, rádios e jornais de todo mundo sem o Greenpeace gastar um centavo em publicidade.

Isso pode ser feito com o WP, desde que se tenha um mínimo de vontade (e o Pan vai ser um excelente momento, com toda a mídia presente). Melhor ainda seria se esse movimento fosse orquestrado pela entidade competente, com verbas destinadas para tal fim (por menores que sejam, porque se conseguíssemos maior visibilidade, poderíamos pleitear mais recursos). Veja aqui um planejamento de marketing de Polo Aquático completo, com aplicação de logomarca, uniforme, outdoor, promoções, spots de TV e rádio, o escambau. Onde? Na Sérvia.

O interessante é ver a noção de tempo e conseqüência dos caras. Repare qual a última imagem do projeto e entenda por que eles estão onde estão.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Hélcio, realmente interessante mas em sérvio fica difícil de ler. Não encontrei nenhuma saída para o inglês ou espanhol. Você encontrou?

04 janeiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

o Hélcio é um Poliglota de primeira meu caro ,´,, servio, russo, alemão, hebraico, aramaico, mandarim, e o escambal,,o cara entende tudo hehehee
Brincadeiras a parte,, fenomenal esta estrutura dos caras. o caminho é esse Esporte + Setur Publico = Cidadania, Esporte + Setor Privado = Lucros
abraços

04 janeiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Igualzinho aqui, a CBDA sabe que o Pan é aqui há 4 anos pelo menos e não fez nada, deixou tudo pra última hora, faltando 7 meses pro campeonato, convocou 30 nomes, isso mesmo 30 nomes, cortou a ajuda de custo dos atletas (no ano do Pan, isso seria fundamental pra dar incentivo a rapaziada)...como diz Ancelmo Gois: "deve ser muito triste viver num país assim...", e cortaram o melhor jogador do Brasil na atualidade, o Mega.

06 janeiro, 2007  

Postar um comentário

<< Home