terça-feira, março 13, 2007

O rei do atraso

Está tudo certo para a primeira etapa do Circuito 2007, em Natal, no feriadão de primeiro de maio. A má notícia é que a Federação de Desportos Aquáticos local terá que oficialmente se afastar do evento. Tudo porque o representante de alguma federação do nordeste (que nem desconfio quem seja nem de onde seja) relatou em algum evento com outros presidentes de federação que o Circuito é feito por "rebeldes" e que nosso objetivo é "apenas diversão e cerveja", entre outras besteiras que diz quem fala muito sem nada a dizer.

O certo seria desprezar, mas minha pequenez humana me obriga a responder:

1) O Circuito só existe porque não havia eventos oficiais de polo aquático no nordeste e o esporte estava extinto em vários estados. O dia que alguma entidade (pode ser a CBDA, OAB, APAE, Igreja Universal, seja lá quem for) criar atividades que motivem a prática do Polo Aquático, o Circuito deixará de existir. Com muito prazer.

2) Os praticantes de Polo Aquático em diversos estados têm aversão ao gerenciamento de suas federações locais. Aqui, por exemplo, só conseguimos atenção para federar os jogadores, pra mais nada, absolutamente nada (e olha que nunca pedimos dinheiro, apenas clínicas, árbitros pro Circuito, ...). Numa empresa seriam cobrados resultados dessas federações. Infelizmente não é o que acontece, deles cobram-se apenas votos, então nada muda.

3) Hoje somos amigos em diversos estados. Isso nos torna fortes. Em vez de nos rotular como inimigos, qualquer gerente com o mínimo de massa encefálica, capitalizaria essa força em prol do Polo Aquático, em vez de ficar fazendo politicagem mesquinha e barata. O que mais dói é saber que esse "gerente", que joga contra, é aqui mesmo do nordeste, região mais beneficiada pelo Circuito. Diga-se de passagem que o Circuito não tem chefe nem cobra mensalidade.

4) O próprio supervisor de Polo Aquático da CBDA, Ricardo Cabral, que foi meu treinador há 20 anos, e sei que é um cara que ama o polo aquático, já disse que é favor iniciativas independentes, que não se deve apenas esperar que a CBDA faça tudo. É assim que pensamos. E estamos abertos a a todos que queiram participar ou ajudar e gostaríamos muito de juntar forças.

5) Pra terminar: queremos sim tomar cerveja e nos divertir. E quem quiser vir, será bem-vindo. Mas não esquecemos nunca que o que nos une é o polo aquático e por isso queremos vê-lo cada vez mais forte.

Estamos abertos a todos que queiram ajudar, se divertir, e, se rolar uma cervejinha depois, melhor ainda.

5 Comments:

Blogger Sergio Moraes said...

Helcio,

A "minha pequenez humana" tb me obriga a dar meu palpite. Rebeldes são os presidentes de federações estaduais que não tem water polo ou outros esportes aquáticos que não seja a natação. Esses sim trabalham contra o desenvolvimento de esportes que deveriam ser de responsabilidade deles. E parabéns pelo trabalho q vcs vem fazendo aí no Norte/Nordeste. É um ótimo exemplo para o Sudeste (fora Minas, que absurdamente não tem pólo) e para todos os cartolas.

abs

Sérgio Moraes

13 março, 2007  
Anonymous Anônimo said...

O que seria da minha semana, sempre atribulada, sempre na correria, se não fosse nossos coletivos aos sábados, sempre tão animados, e agora, ficando cada vez mais disputados, e finalizados com uma confraternização, regada a Baurú e Cerveja bem gelada !!!!!!
Caro camarada Hélcio, tenho certeza que estamos no caminho certo, bola pra frente !!!!!!
Abs

13 março, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Hélcio, felizmente o presidente da Federação Aquática do Rio, Sr. Marcos Firmino é um admirador do pólo aquático e sempre que pode dá uma ajudinha aos tão necessitados clubes de futebol do Rio, que só querem saber de futebol...pois bem, dizem que ele conhece todos os presidentes de federações, e que poderia ser o presidente da CBDA se assim desejasse...então, mande um e-mail pra ele (é uma pessoa de fácil acesso e sempre disposto em ajudar)...quem sabe ele não pode interceder junto a Federação daí...abraço Quito

13 março, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Helcio!! Va em frente com seus ideais pois vc é um cara e tanto e tenha certeza que tambem é exemplo pra muitos inclusive aqui no sudeste. Um grande abraço. Gu.

14 março, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Uma coisa o Cabral disse numa entrevista que é a pura verdade: "Toda revolução começa de baixo pra cima"

A nossa Revolução em prol deste esporte já começou...

Vida longa ao Circuito!!!
abraços

14 março, 2007  

Postar um comentário

<< Home