sexta-feira, maio 04, 2007

Tribuna livre



Meu pai costumava ir aos meus treinos e, apenas em casos muito excepcionais, faltava algum jogo. Sempre na dele, discreto, se apaixonou pelo Polo Aquático tanto quanto eu e, sem dúvida, o esporte foi mais um dos inquebráveis elos que cultivamos em nossa relação até hoje.

O texto abaixo é do Emir, pai do Bernardo, do Tijuca. Nos conhecemos por email apenas. Considero importante que pessoas envolvidas com o Polo Aquático, em todas as suas esferas, participem com suas propostas de melhoria pro esporte. Estou inclusive buscando uma solução simples pra que essas idéias todas fiquem num banco acessível a qualquer pessoa. Já já eu resolvo isso. Se quiser se manifestar, é me mandar um email.

Prezado Hélcio, gostaria de agradecer a oportunidade de divulgar em seu blog a minha idéia e, em segundo lugar parabenizá-lo pela iniciativa de promover este debate. Acredito que o caminho é esse e, juntando esforços conseguiremos alcançar nossos objetivos. Mas vamos deixar de blá, blá, blá e vamos ao que interessa. A minha sugestão é simples. O pólo vive um problema de estrutura e divulgação. A CBDA é o órgão responsável pela gerência do mesmo a nível nacional e as Federações a nível regional. Nenhum dos dois consegue efetivamente criar um espaço para o desenvolvimento do esporte, nem a nível de clubes nem a nível de divulgação na mídia. É claro que nada vai cair do céu, tem que haver trabalho e digo mais, muito trabalho. Portanto, para que possamos sair deste buraco antes que joguem a última pá de cal, devemos nos reunir e elencar possíveis saídas para a sobrevivência do pólo.

Neste primeiro encontro, discutiríamos como poderíamos incentivar escolinhas, melhorar os nossos campeonatos, mais intercâmbio para as seleções, desenvolvimento do pólo fora do eixo RJ/SP, enfim, tudo o que estamos discutindo já há algum tempo. O grande problema é: Como reunir este povo todo numa mesa de debates? É por isso que devemos usar nossa força,
advinda da criação dos blogs, para reunirmos todos àqueles que querem o bem do pólo aquático.

A idéia de aproveitar o PAN e, efetivamente realizar este encontro é por estarem todos ou a maioria dos “interessados” reunidos no RJ. Temos que tentar. Os argentinos estão criando uma Liga e isto é sinal que estão começando a dar valor para o esporte. Temos que nos mobilizar.

Peço aqui que, comecemos desde já a montar uma lista de adesões e de temas para que possamos iniciar a viabilização deste evento. Aqueles que estiverem interessados em ajudar, isto é, participar efetivamente da montagem do evento, encaminhem seus nomes, e-mail, telefone de contato e os temas propostos para emircaldeira@gmail.com, a fim de que possamos começar a montar um grupo de trabalho. Vou manter a nossa comunidade informada dos temas e da seriedade dos e-mails que estarei recebendo. Agora é a hora de vermos quem realmente quer o bem do pólo.

O videozinho é a segunda parte de Rio Masters x Ceará, gravado pelo Caiky.