quarta-feira, maio 09, 2007

Tribuna Livre - Allemander

Allemander está de sunga azul abaixado com o Ricardinho na foto da equipe Rio Masters

Entre 1971 e 1977 Allemander foi goleiro da seleção brasileira e, por duas temporadas, durante seus cursos de mestrado e doutorado (presta atenção quem diz que não tem treina por que não tem tempo!), atuou no Polo Aquático canadense. Nem toda essa experiência impediu que Allemander se sentisse felicíssimo num evento sem nenhuma importância oficial. Além de dar um show dentro da água, sua gentileza e tranquilidade também impressionaram a todos fora da piscina. Ele nos mandou suas impressões e sugestões fundamentais pra mantermos a evolução do Circuito.


Prezado Hélcio Brasileiro


Não poderia deixar de parabenizá-lo juntamente com o Thiago (RN), Sari (DF), Diego (BA) e Fred (PE) pela evolução do Circuito Brasileiro de Polo Aquático, desenvolvido com grande esforço pessoal de vocês e dos atletas dos seus respectivos Estados.


Sem dúvida, o Circuito Brasileiro de Polo Aquático vem se constituindo na melhor iniciativa, independente do envolvimento da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), voltada para a difusão do esporte e para a formação de base, em termos nacionais de jogadores fora do eixo Rio-São Paulo.


As Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste de nosso país poderão vir a se tornar grandes celeiros de expoentes do polo aquático nacional (vejam o exemplo do nosso querido amigo Leo Vergara - Paraíba), devido às suas características climáticas e à histórica bravura de seu povo, além de serem dotadas de inúmeras piscinas e excelentes condições para a prática do polo aquático o ano inteiro.


Tenho certeza que os jogadores do passado, participantes do Rio Masters, estarão cada vez mais presentes nas futuras etapas do referido Circuito, buscando colaborar para a evolução técnica da competição, além de sedimentar a amizade e dedicação que nos une ao esporte de nossas vidas.


Gostaria de sugerir que durante as etapas do Circuito Brasileiro de Polo Aquático sejam programadas algumas “clínicas”, aproveitando talvez duas horas por dia, para apresentação de aspectos técnicos de interesse para os jogadores, goleiros, técnicos e juízes, de forma a ampliar e difundir métodos e conceitos utilizados nos maiores centros do polo aquático no Brasil e no exterior. Assim, a experiência internacional de ex-jogadores da seleção brasileira como o Perrone, o Luizinho, o Solon e tantos outros poderiam ser repassadas aos companheiros, que estão, atualmente, praticando o nosso esporte nas equipes dos Estados participantes das etapas do Circuito.


Torna-se também importante aproveitar as reuniões (formais ou não), durante as etapas do Circuito, de forma a permitir uma constante troca de idéias quanto as mudanças que se fazem necessárias para que o polo aquático brasileiro consiga atingir o mesmo estágio de desenvolvimento já alcançado em outros esportes coletivos (voleibol, basquete, handbol), com ou sem a participação e/ou apoio da CBDA. Nestas reuniões poderíamos, gradualmente, formalizar uma proposta de estrutura e delinear o processo de consolidação visando uma nova organização do polo aquático brasileiro, identificando claramente os problemas, alternativas e soluções, bem como os custos e as fontes de receitas para implementarmos as modificações requeridas no cenário atual.


Finalmente, gostaria de me colocar a disposição para contribuir nesta fase de evolução do polo aquático brasileiro, que vem ocorrendo da base para o topo. Creio que congregando os atletas, técnicos e juízes, do presente e do passado, que realmente amam o esporte e não somente se beneficiam dos meios disponíveis, poderíamos unidos conseguir superar os obstáculos que dificultam há várias décadas a evolução e o sucesso do polo aquático brasileiro.


Um forte abraço.

Allemander J. Pereira Filho



No vídeo o Ronald, mais novo "discípulo de Allemander", em seu primeiro jogo, pega o pênalty cobrado por uma dos maiores craques do brasileiros dos últimos 30 anos.


PS


2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Goleraço!

09 maio, 2007  
Anonymous Anônimo said...

queria aqui deixar o meu muito obrigado pro Allemander, que me deu umas poucas instruções técnicas durante um jogo do campeonato mas que vindo dele já vale muito!!

10 maio, 2007  

Postar um comentário

<< Home