domingo, agosto 05, 2007

Obrigado Carlinhos!

A gente só tem a agradecer a todo mundo que, das mais diferentes formas, sempre nos ajudou a tentar fazer algo pelo Polo Aquático no Ceará. Letícia, Ernesto, Raul - atodos que ainda não puderam vir,mesmo assim estão sempre em contato -, caramba, tanta fera, é impressionante como as pessoas se dispõem a ajudar com gentileza e disponibilidade impressionantes. O Polo Aquático brasileiro tem muita força não nas instituições, mas em potências individuais não motivadas, valorizadas. Se alguém conseguir criar um planejamento que junte todas essas forças vai ser difícil de segurar.

Dessa vez quem está aqui é Carlos Carvalho: o Carlinhos. Embora todo contato tenha sido feito entre nós dois, ele veio com passagem paga pela CBDA e a hospedagem foi cedida pelo Náutico. Assim como de todos que gentilmente vieram até aqui, sua vinda seria impagável. Não foi à toa que Kiko Perrone atribuiu aqui no blog ao Carlinhos parte de seu sucesso como jogador. Sem nenhum exagero, como ele mesmo também disse em entrevista também aqui no blog: "O WP é como o ar que eu respiro." Não são apenas 15 anos como jogador da seleção brasileira, 35 de dedicação ao esporte, múltiplas viagens. Carlinhos é Polo Aquático pulsando a cada segundo

E é mesmo.

Depois de quase quatro horas embaixo do sol de uma manhã de sábado cearense, ele me perguntou: "vai ter treino à noite?". São 400 informações diferentes sobre Polo Aquático por fração de segundo em cabeças que achavam que o esporte se resumia a nadar mais rápido e dar um jeito de chutar a gol. De cara, com sua metralhadora verbal que dispara bolas amarelas pra todo lado, já meteu um princípio socrático nessas cabeças, um "só sei que nada sei" não para diminuir ninguém, mas para percebermos o quão complexo esse esporte é,eo quanto podemos aprender a cada momento.

Claro que esses 35 anos de Polo Aquático não serão assimilados em três dias. Mas acredito que irá abrir a mente de quem treina em diferentes sentidos. O detalhe ganha destaque. O pensamento antes da ação quase simultânea. Um infinito de possibilidades de transformação o tempo todo. Parece um papo metafísico cabeça. Que nada. O Polo Aquático é muito maior do que a gente imagina.

Mais uma vez só temos a agradecer ao Carlinhos. Sua passagem por aqui não tem preço.

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá Helcio!

Nossa, como fiquei feliz de ler seu post sobre a clínica! Como companheira, há 27 anos, acompanhando o amor que o Carlinhos tem por este esporte, que realmente encanta e 'vicia' (hahaha!), fico contente que vcs também tenham tido a oportunidade de 'respirar' WP com ele!

Sim, ele não se cansa e não pára de aprender, e há sempre mais a fazer... E, ensinando e passando toda a experiência apreendida como atleta, técnico e coordenador, propicia uma intensa troca, um intercâmbio, com aqueles que se interessam pelo esporte e escolheram o WP, como ele, para se dedicar!

E, vou te dizer, esse reconhecimento da turma de Fortaleza vale muito! Tanto quanto ter presenciado figuras do WP mundial - como o italiano, técnico da Grécia, Campagna; o croata, super colecionador de títulos, Rato Rudic; o ex-jogador e atual técnico do Posilipo, Silipo; o todo-poderoso do WP Lonzi; as estrelas do time campeão Recco, entre outros - reconhecerem o Carlinhos nas competições às quais assistimos na nossa viagem recente pela Itália e Espanha. "Il alenatore brasiliano Carlos Carvalho!", todos faziam questão de vir cumprimentá-lo.

Sem falar da emoção e do orgulho que senti todas as (numerosas) vezes que vi e ouvi o fenômeno do WP Kiko Perrone reconhecer, com gratidão, a participação que o Carlinhos teve em sua carreira, hoje profissional. "Este é o meu técnico, Carlos Carvalho", ele apresentava a todos.

São episódios como esses, mais a Rede Globo o querendo como convidado especial exclusivo para comentar o WP no Pan do Rio, que contribuem para ele seguir em frente, firme e determinado, sempre em busca de algo melhor para aqueles que tem o WP na veia e vislumbram sempre dias melhores para o esporte.

Mexo com ele: "você não é pouca porcaria, não, é muita porcaria!!!". Hahaha! Pois é, não à toa nós aqui de casa, eu e as filhas Naiana e Yasmin, dividimos o posto de Fãs #Zero, para não ter concorrência!

Acompanhamos de perto a trajetória vitoriosa dele, estamos sempre ao lado quando os resultados não são tão positivos e agradecemos a oportunidade, como esta, de compartilhar com outras pessoas nosso ídolo, que tem carisma e humildade, com quem estamos constantemente trocando e nos fez cair de amores pelo WP!

Sucesso para vcs, Helcio, na empreitada de tentar organizar, estruturar e executar um planejamento pelo WP Cearense!

Nosso carinho,
Mulheres Carvalho
(Cris&Filhas)

05 agosto, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Valeu Carlinhos!!
Acho que o Hélcio bem colocou que a montanha de informação que nos foi passada nesses 3 dias de treinamento serviram principalmente para vermos que os horizontes são muuito maiores do que nadar, fazer passe e chutar a gol.
Destaco a atenção especial que deu aos técnicos e professores daqui, mostrando que seu real interesse é ver o polo crescer!! É puro amor pelo esporte! O peguei dando dicas que vão além das piscinas e que só mostram a preocupação com a formação de um atleta acima de tudo com carater e companheirismo!
Nosso muito obrigado!!

Sds

05 agosto, 2007  
Blogger Hélcio Brasileiro said...

cris, foi realmente demais. pra gente não tem como dimensionar.

concordo com vc satoshi, e acrescento: a clínica foi gratuita. não teve ninguém comendo trocado por conta da expertise alheia.

05 agosto, 2007  
Anonymous Anônimo said...

...compra o peixe que não conhece. caráter, vontade de aprender, solidariedade,.....menos,menos, bem menos. quem conhece bem sabe.

05 agosto, 2007  
Blogger polobahia said...

Parabéns a Helcio e toda turma do Ceará por trazer este monstro do WP, junto a toda sua experiência.

Que o amor do Carlinhos pelo pólo aquático contamine aos ainda não contaminados por este esporte glorioso.

A Revolução do Pólo Brasileiro já começou...

Abraços!

05 agosto, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Carlinhos, muito obrigado pela clínica, foi muito além do que esperávamos !!!!!!
Volte mais vezes a Fortaleza, e traga junto sua família, estaremos sempre de portas abertas esperando por vcs.
Um grande abraço

06 agosto, 2007  
Anonymous Anônimo said...

queria apenas agradecer tb e dar os parabens pela atenção a todos nós. foi muito impressionante o sábado: os meninos todos motivados, o sol queimando cucas e no final ainda teve o pós.. =)
força ao wp!

06 agosto, 2007  
Blogger Marcel said...

Parabéns pela força ao WP! Estamos tentando fazer o mesmo aqui em Brasília! Esperamos todos na chapada desse ano!

Abração!

10 agosto, 2007  
Anonymous Anônimo said...

vcs. sbiam q. este sujeito comprou um diploma falso do 2ºgrau e superior? eu conheço este cara ea mulher .são dois picaretas!!!!!!!!

23 dezembro, 2008  
Anonymous Anônimo said...

Para mim não é novidade.Esse sujeito contratou até um marginal para dar um tiro em um árbitro que ele não gostava. E isso foi confirmado por um atleta goleiro de seleçao que defendia o time dele e foi jogar em Sp.É esse o carater exepcional desta pessoa.

24 dezembro, 2008  

Postar um comentário

<< Home