Pra estar entre os melhores do mundo, como os caras da foto acima, é necessário muito mais do que vontade. É preciso estrutura, planejamento, estratégia. Só assim se chega a um desenvolvimento real. Um das ferramentas fundamentais para esse desenvolvimento é o marketing, seja pra captação de recursos, popularização e/ou fidelização da base de clientes de qualquer produto.
O Greenpeace é um exemplo de que isso pode ser feito quase sem dinheiro. Os caras se tornaram o que são fazendo marketing de guerrilha, ou seja, criando o boca a boca através de ações bem planejadas. Em vez de gastarem uma fortuna em campanhas de TV, rádio e jornal pra dizer que eram contra a pesca predatória de baleias, eles iam num bote, amarravam um louco numa âncora de navio baleeiro, estendiam a bandeira do Greenpeace, filmavam tudo e mandavam pras agências de notícia, que colocavam à disposição de seus clientes em todo o planeta. As imagens acabavam saindo em TVs, rádios e jornais de todo mundo sem o Greenpeace gastar um centavo em publicidade.
Isso pode ser feito com o WP, desde que se tenha um mínimo de vontade (e o Pan vai ser um excelente momento, com toda a mídia presente). Melhor ainda seria se esse movimento fosse orquestrado pela entidade competente, com verbas destinadas para tal fim (por menores que sejam, porque se conseguíssemos maior visibilidade, poderíamos pleitear mais recursos). Veja aqui um
planejamento de marketing de Polo Aquático completo, com aplicação de logomarca, uniforme, outdoor, promoções, spots de TV e rádio, o escambau. Onde? Na Sérvia.
O interessante é ver a noção de tempo e conseqüência dos caras. Repare qual a última imagem do projeto e entenda por que eles estão onde estão.