quarta-feira, janeiro 24, 2007

Novidades no front

Quando estou viajando, quem se ferra é a atualização do blog. Isso está acontecendo mais uma vez , só me resta pedir desculpa de novo. Alguns assuntos pendentes:

1 - A linda atleta do polo aquático infantil do Fluminense, Luisa Moraes, colocou no ar o blog do WP tricolor. Agora cabe ao pessoal do clube colaborar pra iniciativa dar certo. Tenho certeza que, com essa capitã, vai ficar muito legal.

2 - A foto aí de cima foi tirada do blog do Flu. O Quito, técnico da Luisa, é também um cara por quem tenho grande admiração. Esses dias ele deixou no meu apartamento dois CDs instrucionais: o do Farago e um de treinos na Espanha. Serão muito úteis em Fortaleza e em breve postarei aqui pra que pessoas de outros estados também conheçam o conteúdo. Obrigado Quito!



3 - O vídeo acima da mulherada brigando pelo centro foi retirado desse excelente blog. Foi enviado por algum amante hispânico de water polo. Muito obrigado pela dica!

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Conversando...

Que tal em vez de esperar a solução de todos os problemas por parte da CBDA, começar a organizar um grupo que possa colaborar na formulação de novos caminhos para o WP?

A criação de grupos de discussão pela internet é mais do que viável. Nós aqui em Fortaleza criamos uma lista baseada na que o pessoal de Brasília já fazia. Profissionalmente eu participo de duas listas e, tenho que admitir, pelas pessoas lá conectadas eu tenho informação antes de todos os veículos de comunicação.

A outra vantagem é que nas listas você pode administrar a conduta dos usuários. Quem não souber se comportar, é banido e pronto.

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Clínica em Fortaleza

Nesta quarta teremos o prazer em receber na piscina do Náutico o técnico Ernesto (à direita, sem touca na foto) para dar uma clínica ao pessoal aqui do Ceará. Pra quem não sabe, esse cara foi responsável por criar um time do nada e transformar em equipes competitivas em todas as categorias.

Isso tudo, diga-se de passagem, numa piscina de 25m com metade rasa. Quem quer, faz.

Formando atletas há mais de 20 anos, inclusive conseguindo furar o cerco dos grandes clubes e colocando jogadores como o Rudá na seleção, ele vem se mantendo atualizado em clínicas no Brasil e no exterior.

Ernesto veio de férias com a família e vai dar a aula sem custo algum. Nossa meta é encher de meninos e meninas mais jovens, porque a única forma do WP esboçar crescimento por aqui é formando gerações em diferentes clubes e conseguindo criar um clima de competividade desportiva.

PS. A má notícia é que o Nicolas está passando o site do Jundiaense. Alguém pegue logo e mantenha o trabalho que ele fez até agora!

domingo, janeiro 07, 2007

Organização

Uma liga formada em 1970, administrada de forma profissional e que já conta com mais de 200 equipes. Entre no site e passeie pelos links pra conferir como, desde o histórico da liga a como participar dos torneios ou tutoriais para novos treinadores, você poderá encontrar de tudo.

Incrível como aqui não conseguimos fazer nada sequer parecido. O que falta?

sábado, janeiro 06, 2007

Passatempo

Está sem saco de estudar pra recuperação, de começar a monografia, dos relatórios de trabalho, e só pensa em cair na piscina pra expulsar todas as toxinas?

A solução, enquanto o tempo não passa, é jogar este "maravilhoso" jogo de WP virtual. É de 1987, ou seja, quando se trata de tecnologia digital, de séculos atrás. Por isso gráficos tão feios. Bem, sei lá, na secura pode ser até que ajude o tempo a passar logo...

sexta-feira, janeiro 05, 2007

WP beija sapo

O Diego, de Salvador, mandou email dizendo que o goleiro da seleção junior (já convocado para a adulta) esteve no programa Beija Sapo da MTV. O cara deve estar com moral elevada porque, segundo o Diego, rolou uma disputa de pênalti entre a mulherada pra ver quem tascava um beijo no rapaz, e a própria Cicarelli levantou a possibilidade de cair na piscina pra treinar.

Dei uma olhada no site da MTV e não encontrei. Vai que está no YouTube... Caso alguém ache o vídeo ou saiba mais info, manda pra cá.

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Marketing

Pra estar entre os melhores do mundo, como os caras da foto acima, é necessário muito mais do que vontade. É preciso estrutura, planejamento, estratégia. Só assim se chega a um desenvolvimento real. Um das ferramentas fundamentais para esse desenvolvimento é o marketing, seja pra captação de recursos, popularização e/ou fidelização da base de clientes de qualquer produto.

O Greenpeace é um exemplo de que isso pode ser feito quase sem dinheiro. Os caras se tornaram o que são fazendo marketing de guerrilha, ou seja, criando o boca a boca através de ações bem planejadas. Em vez de gastarem uma fortuna em campanhas de TV, rádio e jornal pra dizer que eram contra a pesca predatória de baleias, eles iam num bote, amarravam um louco numa âncora de navio baleeiro, estendiam a bandeira do Greenpeace, filmavam tudo e mandavam pras agências de notícia, que colocavam à disposição de seus clientes em todo o planeta. As imagens acabavam saindo em TVs, rádios e jornais de todo mundo sem o Greenpeace gastar um centavo em publicidade.

Isso pode ser feito com o WP, desde que se tenha um mínimo de vontade (e o Pan vai ser um excelente momento, com toda a mídia presente). Melhor ainda seria se esse movimento fosse orquestrado pela entidade competente, com verbas destinadas para tal fim (por menores que sejam, porque se conseguíssemos maior visibilidade, poderíamos pleitear mais recursos). Veja aqui um planejamento de marketing de Polo Aquático completo, com aplicação de logomarca, uniforme, outdoor, promoções, spots de TV e rádio, o escambau. Onde? Na Sérvia.

O interessante é ver a noção de tempo e conseqüência dos caras. Repare qual a última imagem do projeto e entenda por que eles estão onde estão.

terça-feira, janeiro 02, 2007

"O tempo é o senhor da razão"



Na entrevista que deu ao blog, o Carlinhos disse que o fato de muitos garotos mais novos jogarem o adulto não tem nada a ver com renovação. E não tem mesmo. Até eu fui surpreendido pela resposta, que depois concordei prontamente. O processo é atropelado porque as etapas são queimadas pela absoluta falta de planejamento. É muito diferente.

No vídeo acima uma mostra do caminho pra se montar um time de primeiro nível.

PS. Quem é o autor da frase do título eu não sei. Sei que o Collor usou uma camisa com ela escrita quando era presidente, acreditando que sua redenção viria. Ainda bem que ele estava errado.