Não,

Você tem vontade de começar a treinar Polo Aquático? Seja em que estado brasileiro você estiver, entre em contato pelo helcio@101macaco.com que a gente se encarrega de procurar uma piscina com treinos na sua cidade. Pode ter certeza: você vai adorar. Contato: helcio@fundamentalconteudo.com
Quem puder enviar um série de treinos para goleiro seria muito legal. Por enquanto ele vai todo dia rezando pro cara da figura acima para ver se um dia também sai voando da água pra pegar a bola onde ela estiver.
Este é um vídeo de certa forma atípico. Digo isso porque, embora seja um vídeo de water polo, o que menos mostra é water polo. Tem apenas o finalzinho do jogo.
Claro que não é um jogo qualquer. Trata-se da vitória por 8 a 7 da Sérvia e Montenegro sobre a Hungria, resultado que garantiu o título mundial de 2005. Depois de três quartos empatados, o placar só foi decidido no quarto final.
Além da alegria dos jogadores, é muito legal ver o êxtase da torcida. Primeiro pelo histórico de conflitos do país e pela natural quase exacerbação do nacionalismo que este tipo contexto aflora. Segundo porque trata-se de um esporte popular, que todos entendem e gostam.
Imagina se a gente surpreende os gringos e faz uma festa dessas, tanto no masculino e no feminino, no Pan 2007. A não ser que aconteça algum fenômeno extra-natural, estarei lá pra ver ao vivo.
Sábado ouvi de uma menina que acabou de entrar no Polo Aquático, depois de ter vindo assistir a primeira etapa do Circuito Nordeste de Polo Aquático, que algumas amigas dela desistiram de treinar ao saber que um atleta teria saído da água durante um jogo sangrando muito após tomar uma cotovelada. As amigas nem tinham passado pelo clube, a má notícia havia ultrapassado os muros do Náutico. Notícia ruim corre rápido
O vídeo da campanha acima, com Ronaldinho Gaúcho quando era criança, é um dos vários feitos para a campanha Joga Bonito, da Nike. Embora o anfitrião seja sempre o ex-jogador Eric Cantona, famoso também pelo chute que deu em um torcedor quando atuava pelo Manchester, todos os vídeos mostram atletas patrocinados em diferentes países em lances geniais.
O patrocinador quer a arte, a genialidade. Para ele é lucrativo que todos joguem bonito, que o futebol associe a sua marca à saúde, criatividade, alegria, aspectos positivos em geral.
Imagine o potencial de um esporte como o Polo Aquático, com jogadas tão plásticas e a com a exigência de um condicionamento físico soberbo?
Enquanto houver quem acredite que o Polo Aquático verdadeiro seja feito de vaidade e sejam toleradas sem punições atos de falta de educação, prepotência verbal e agressões físicas, esse esporte não sairá do ostracismo, continuará sem patrocínio, sem espaço na mídia e fechado em seus heróis sem platéia.