quarta-feira, maio 31, 2006

Não,

não me pergunte de onde é esse time porque eu não tenho a menor idéia. Digamos que esse é um blog de Polo Aquático democrático e todos mereçam seu espaço.

terça-feira, maio 30, 2006

Se vira!

Numa rotina de vida completamente nova, estou que nem o magrinho da foto pra conseguir atualizar o blog. Em breve tudo estara* no seu lugar.

*PC desconfigurado sem acento.

sábado, maio 27, 2006

Vale muito a pena

Moro em Fortaleza desde 95, quando por problemas pessoais resolvi sair do Rio. Conheço mais gente por aqui do que a maioria das pessoas que nasceram na cidade. Como todos que vêm de fora, passei anos dedicado à farra, ficava muito mais na praia ou pelos bares do que em casa.

Há alguns anos me aquietei. Há pouco mais do que seis meses um grupo se mobilizou para revitalizar o polo aquático cearense. Fiz mais amigos nesse tempo do que em todos os anos passados aqui, quando conheci centenas de pessoas. Fiz ainda amigos de fora do Ceará, amigos de verdade com quem continuarei mantendo contato.

Em todas as entrevistas desse blog os grandes craques brasileiros ressaltam a importância da amizade acima de tudo. Viajo hoje para ficar uns meses fora de Fortaleza feliz por tantas amizades surgidas na piscina graças à bolinha amarela, tantas quanto as eternas deixadas no Rio. Onde eu estiver continuarei atualizando o blog mais vezes do que for possível. Quero ver o polo aquático cearense e de todo Brasil crescendo sempre.

Esse nosso esporte é do caralho!

sexta-feira, maio 26, 2006

Os caras

Esse link é um verdadeiro passeio pelo Polo Aquático húngaro. Só entre se tiver tempo porque a quantidade de informações e fotos é absurda. Pela foto acima dá pra perceber que a rapaziada de leve não tem nada.

quinta-feira, maio 25, 2006

Setembro em Salvador

O Diego já preparou o cartaz da segunda etapa do Circuito Nordeste/Centro-Oeste de Polo Aquático, sete de setembro, em Salvador. A particiação do pessoal de Brasília foi tão legal que a gente teve que pedir licença pra geografia pra fazer o que mais desejamos que aconteça: expandir horizontes.

Anexe o cartaz, mande pra sua lista e se inscreva.

quarta-feira, maio 24, 2006

Internacional

O técnico Angelo Coelho não é fácil. Além de liderar o Botafogo campeão das três últimas competições que participou, de estar sempre atento pra dar uma força aos times que estão começando, de trazer jogadores de fora e hospedá-los em sua casa, como fez agora com o espanhol Gabi Hernandez, ele ainda é um craque na divulgação do esporte.

Mais uma vez emplacou o título de sua equipe na mídia local e nacional. O Waterpolonline registrou o feito, assim como também o fez o Waterpoloweb. Isso sem contar os sites botafoguenses botafogonocoracao.com.br e vestiarioalvinegro.com.br.

Na foto Gabriel "Sapic" Reis e seu irmão Bernardo.

terça-feira, maio 23, 2006

Mais gente boa na rede

Torcendo pela volta do site do Polo Aquático de Floripa e comemorando o contínuo êxito do PoloAquatico.com.br e da própria CBDA, com o privilégio das fotos de Sátiro Sodré, constatamos a presença cada vez mais forte de iniciativas independentes na rede, como o Blog de Sergipe, o Blog de Pernambuco, o Blog da Paraíba (sempre com novos vídeos), o Flog de Roraima e agora, capitaneado pelo Gustavo, 14 anos, atleta do Paineiras de São Paulo, o excelente Blog do Paineiras.

O legal é que o o Gustavo aproveita vídeos filmados por seu pai, Gu Coutinho, ex-técnico da seleção brasileira feminina, edita e coloca no blog. Parabéns ao grande Gustavo, essa geração dele que domina todas essas tecnologias com muito mais intimidade, tem tudo pra criar diversas outras ferramentas alucinantes e colocar no ar uma rede de amigos apaixonados por Polo Aquático cada vez mais forte e integrada.

Glorioso

Com a vitória de 9 a 8 sobre o Fluminense no domingo o Botafogo consagrou-se campeão da Copa Brasil. O título ratifica a sina vitoriosa da equipe, há 19 jogos invicta, e também campeã da João Havelange e do estadual.

Na foto estão, em pé, Gustavo Beleza (contratado para 2007), Angelo Coelho, Felipe Franco (Mega),
Gabriel Hernandez,Gabriel Reis (destaque da competição, sendo chmado de "Sapic brasileiro"), Yansel Galindo,Henrique Moniz,Alexandre Stellet, Bernardo Reis e Felipe Santos(Charuto). Agachados:Gustavo crivella, Ique Guimarães,João Felipe,Nandinho,Fabiano Franco e Eduardo Moniz. De camisa toda branca no lado direito Felipe Lima (Indio).

A cobertura completa está no PoloAquatico.com.br.


segunda-feira, maio 22, 2006

E agora?

De ficar cara a cara com um bom goleiro a fazer o gol há um caminho bem longo.

domingo, maio 21, 2006

Fluir

Vou passar uns meses fora de Fortaleza a trabalho. Os treinos continuarão normalmente com Alexandre, Marlus (os dois defendendo na foto) e Eduardo. A etapa do Circuito Nordeste-Planalto de sete de setembro em Salvador continua mais do que confirmada, essa semana teremos a visita de Flavio Melancia, da seleção brasileira master, no dia 8 de julho tem a clínica da Letícia Furtado e estamos na batalha pela escolinha do Náutico. Esse barco tem que se manter em frente.

Aqui tem umas fotos do coletivo feitas pelo Rogério Resende. Tem fotos do Ceará e algumas pessoais também.

sábado, maio 20, 2006

Souvenir

sexta-feira, maio 19, 2006

Babel

O polo aquático é o primeiro esporte coletivo olímpico, fato acontecido em 1900 em Paris. Embora ele esteja meio silencioso, é jogado nos quatro cantos do Brasil. Em outros países ele faz parte da cultura de maneira tão forte que está entre os esportes mais populares. Não tem muita pólvora a se inventar, é levar o jogo pra perto das pessoas e conseguir explicar as regras básicas que ele cresce.

O que aqui é um desafio, em outros países é tradição.

quinta-feira, maio 18, 2006

O anfitrião


Outra foto legal está no Blog de Sergipe. O fotógrafo eu desconheço, o protagonista é o Diego, "exército de um homem só" de Salvador. Ele veio sozinho à primeira etapa do Circuito Nordeste-Planalto em Fortaleza, onde integrou-se ao time do Kalangos.

Foi também sozinho para a Copa Caju, onde sagrou-se artilheiro, gostando muito da organização do campeonato e do movimento feito pelo pessoal de lá.

A próxima missão é mais difícil, será fora da água. Ele, que é sobrinho do goleiro olímpico André e já jogou no Canadá, organizará a segunda etapa do Circuito Nordeste-Planalto em Salvador, no feriado de sete de setembro. O evento servirá para revitalizar o esporte na capital baiana, hoje bem longe dos períodos de glória já vividos.

Todo sucesso ao Diego nessa empreitada.

Bem na Foto

Sábado passado recebemos a visita do conceituado fotógrafo carioca Rogério Resende. Mesmo sofrendo com a luz de meio-dia e desacostumado com a dificuldade de fazer boas fotos num jogo de WP, ele soltou o dedo e fez grandes imagens.
Na sequência Eduardo demonstrando mais uma vez seu belo estilo de jogo. Vou ver se consigo tempo para disponibilizar todas as fotos.

quarta-feira, maio 17, 2006

Muquifo

A experiência fez diferença na Copa Caju. O time do Muquifo ficou com a primeira colocação e deverá estar na segunda etapa do Circuito Nordeste-Planalto, no dia sete de setembro, em Salvador. O baiano Diego, organizador da etapa, foi inclusive um dos destaques da competição.

E olha que deverá ter mais time de Sergipe indo pra Bahia. Depois que a evolução começa fica difícil de segurar.

terça-feira, maio 16, 2006

Ela vem chegando...

E felizes todos nós em Fortaleza vamos esperando.

Dia 8 de julho Letícia Furtado (na foto de sorriso farto e maiô colorido) estará em Fortaleza para uma clínica que será bastante interessante não apenas para as meninas, como também para a rapaziada. Mais do que táticas ou novidades, ela vai transmitir o amor que sente pelo polo aquático e, tenho certeza, irá contaminar muita gente. Não tenho dúvida de que é disso que a gente mais precisa agora.

A clínica, na piscina do Náutico, será gratuita. Tudo o que ela quer é o email de todos os participantes para acompanhar o processo de desenvolvimento de cada um. Compromisso é outra coisa...

Segue o programa:

Clínica de Pólo Aquático Feminino
Clube Atlético Náutico - Fortaleza
Dia 8 de julho de 2006
Gratuita e aberta a todos

Palestrante: Prof. Letícia Furtado
LP em Educação Física
Diretora de Pólo Aquático Feminino da CBDA (1989 - 1991)
Atleta da seleção brasileira de pólo aquático feminino (1988 - 1994), Atleta da primeira divisão dos clubes C.R. Flamengo (Brasil 87 - 94), VASAS(Hungria 1992) e St-Lambert (Canadá 1993)Atleta master da equipe Longueuil (mista) e Québec Fusion (40+ feminino) -Canadá
Colunista do site Revista Poloaquático.com.br

Horário:9:00 h
Palestra sobre estratégias para a criação e manutenção de uma equipe feminina de pólo aquático
Plano de ação - Individual e Coletivo:
Definição (Objetivos, Estratégias, Avaliação, Feed-back & reajuste dos objetivos)
Integração feminino & masculino (individual e coletiva) -Táticas de compensação
Integração pólo aquático & natação (mitos e verdades)
Recrutamento e integração de iniciantes
Treinamento individual (estratégias e parâmetros da I divisão nacional)
Jogo duro x violência gratuita no feminino (compreensão da nuance)
Criando desafios individuais e coletivos
Funções da(s) líder(es) (atitudes individuais e coletivas)

10:30 h Aplicação prática na piscina, aberto a todos

11:30 h Coletivo misto, aberto a iniciados

12:30 h Encerramento (15 minutos)

segunda-feira, maio 15, 2006

Porkys



Toda geração acha muita graça num filme de colleges americanas. Na minha época era o Porkys. O vídeo acima é bem esse tipo de filme. Nem é tão engraçado, quase ninguém joga nada, mas até que diverte.

A gente bem que poderia tentar uma produçãozinha dessa...

E o Sílvio?

É coisa nossa...

O ortodontista Silvio tem mostrado que tem tudo pra ser um grande goleiro. Mesmo com poucos meses de treino e sem um indispensável treino específico para a posição, ele demonstra a cada dia uma evlução mais evidente.

Quem puder enviar um série de treinos para goleiro seria muito legal. Por enquanto ele vai todo dia rezando pro cara da figura acima para ver se um dia também sai voando da água pra pegar a bola onde ela estiver.

sábado, maio 13, 2006

Barceloneta campeão

No momento em que você lê esse post com certeza o semblante de Felipe Perrone não está com um décimo da tensão da foto acima. O time dele foi campeão espanhol pela sexta vez após a vitória de 12 a 7 sobre o Barcelona, ele foi escolhido o melhor jogador da competição e ainda foi o artilheiro com 97 gols.

Mais detalhes na matéria.

sexta-feira, maio 12, 2006

Barcelona x Barceloneta


Quem souber informações sobre horário e dia da transmissão do segundo jogo da final da Liga Espanhola por favor avise. Ricardo Perrone orienta para que se preste atenção no nível de sincronia atingido pela defesa do Barceloneta. Embora os dois times no papel seja semelhantes, essa marcação tem feito a diferença.

Guilherme Sari mandou matéria com todos os detalhes do primeiro jogo, que teve a vitória de 13 a 3 pro Barceloneta. Felipe (foto) marcou dois e Kiko um. O destaque foi o centro Vallés com 6 gols. A preocupação de Sari é que o jogo está marcado para às 14 horas de sábado com transmissão pela LA2e, segundo ele, esse canal não é retransmitido pela TVE.

Quem tiver informações sobre a transmissão pela TV ou via WEB, favor compartilhar a informação.

quinta-feira, maio 11, 2006

Matéria que saiu ontem no jornal Diário do Nordeste. Foi legal a força.

Faltou apenas falar com algum de nós. A matéria acabou saindo com a informação que "agora" o polo aquático é um esporte olímpico, dizendo que a Letícia Furtado veio aqui dar uma clínica (o que ainda não aconteceu) e colocou para contato o meu nome com um celular que não é meu.

Mesmo assim valeu. Teve mais gente com certeza que ficou sabendo que o esporte existe em Fortaleza.

quarta-feira, maio 10, 2006

Rudy

Foto do goleiro da Asbac-Defer tirada pelo nosso goleiro Silvio.

terça-feira, maio 09, 2006

Roraima

O pessoal de Boa Vista está se preparando para a Copa Norte, que deverá ser realizada até junho, onde eles jogarão contra amazonenses e paraenses. Atento às facilidades da Internet, colocaram no ar um flog com as fotos da rapaziada, contando já inclusive com a fundamental participação das meninas.

Tem muito evento de Polo Aquático acontecendo no Brasil inteiro.

Alegria, alegria

Este é um vídeo de certa forma atípico. Digo isso porque, embora seja um vídeo de water polo, o que menos mostra é water polo. Tem apenas o finalzinho do jogo.

Claro que não é um jogo qualquer. Trata-se da vitória por 8 a 7 da Sérvia e Montenegro sobre a Hungria, resultado que garantiu o título mundial de 2005. Depois de três quartos empatados, o placar só foi decidido no quarto final.

Além da alegria dos jogadores, é muito legal ver o êxtase da torcida. Primeiro pelo histórico de conflitos do país e pela natural quase exacerbação do nacionalismo que este tipo contexto aflora. Segundo porque trata-se de um esporte popular, que todos entendem e gostam.

Imagina se a gente surpreende os gringos e faz uma festa dessas, tanto no masculino e no feminino, no Pan 2007. A não ser que aconteça algum fenômeno extra-natural, estarei lá pra ver ao vivo.

segunda-feira, maio 08, 2006

A chapa tá esquentando

A Copa Caju foi um sucesso. Quem quiser informação é só entrar no blog do Polo Aquático de Sergipe. A Globo local fez uma super matéria com o pessoal. Na foto acima, um dos times, o Arqui.

Tomara que o evento e a mídia conseguida atraiam mais praticantes. O pessoal de Sergipe já confirmou vaga na próxima etapa do Circuito Nordeste-Planalto, em 7 de setembro, em Salvador.

E aí?

A questão fica cada vez mais shakesperiana: pernada sinistra ou pé no chão?

A foto é de 1963, o goleiro é Tom Sullivan. Foi tirada desse link, uma compilação muito louca de fotos de quem frequentava a mesma piscina no começo dos anos 60.

Se você tiver fotos de pernada, mande que a gente posta. Nos próximos dias vou pegar uma foto muito legal tirada na etapa cearense do Circuito Nordeste-Planalto que, se não me engano, é do Rudy, goleiro do Defer-Asbac.

Joga bonito




Sábado ouvi de uma menina que acabou de entrar no Polo Aquático, depois de ter vindo assistir a primeira etapa do Circuito Nordeste de Polo Aquático, que algumas amigas dela desistiram de treinar ao saber que um atleta teria saído da água durante um jogo sangrando muito após tomar uma cotovelada. As amigas nem tinham passado pelo clube, a má notícia havia ultrapassado os muros do Náutico. Notícia ruim corre rápido

O vídeo da campanha acima, com Ronaldinho Gaúcho quando era criança, é um dos vários feitos para a campanha Joga Bonito, da Nike. Embora o anfitrião seja sempre o ex-jogador Eric Cantona, famoso também pelo chute que deu em um torcedor quando atuava pelo Manchester, todos os vídeos mostram atletas patrocinados em diferentes países em lances geniais.

O patrocinador quer a arte, a genialidade. Para ele é lucrativo que todos joguem bonito, que o futebol associe a sua marca à saúde, criatividade, alegria, aspectos positivos em geral.

Imagine o potencial de um esporte como o Polo Aquático, com jogadas tão plásticas e a com a exigência de um condicionamento físico soberbo?

Enquanto houver quem acredite que o Polo Aquático verdadeiro seja feito de vaidade e sejam toleradas sem punições atos de falta de educação, prepotência verbal e agressões físicas, esse esporte não sairá do ostracismo, continuará sem patrocínio, sem espaço na mídia e fechado em seus heróis sem platéia.

domingo, maio 07, 2006

Domingão tem que ter jogo!

Você já tem uma alternativa aos malas Gugu e Faustão.

Perrone e Letícia mandaram avisar: hoje tem Pro Recco (foto) contra o Brescia, quarta partida do play-off italiano, às 17h45. Basta entrar no site www.beelinetv.com , procurar a Rai Sport na TV italiana e assistir totalmente grátis.

Imperdível.

Voando

Retomando a série "pernadas sinistras", o goleiro resolveu tirar onda. Já há invejosos de plantão alegando que ele teria dado um impulso no chão.Será?

Segue o link.

sábado, maio 06, 2006

Nautico Masters

Há seis meses o Dirceu, que eu não via mais ou menos desde 1986, quando jogávamos no infanto do Fluminense, veio morar em Fortaleza e marcamos de nadar com bola no mar. Dali, aproveitando a iniciativa do Rodrigo e a pré-disposição de muitos outros, recomeçou o pólo Aquático em Fortaleza.

Aos poucos foram chegando outros e a cada dia aparecem mais. O time que entrou na água para jogar jamais tinha treinado junto e até o momento nunca tínhamos treinado contra outra equipe. Foi o famoso "coletivo valendo". E valeu mesmo. Dificilmene todos poderão ir a Salvador ou conseguirão treinar até lá. Mesmo assim iremos com outro pique. Podem apostar.

Na foto, em pé, da esquerda pra direita: Michael, Daniel, Renato, Rommel, Silvio, Carlinhos, Hélcio, PC, Marlus e Hormidas. Abaixados: Zé Claudio (figura antológica), Wagner, Eduardo, Dirceu e Alexandre.

sexta-feira, maio 05, 2006

Internet

Ontem a Letíicia Furtado me passou um email avisando que estva assistindo um jogaço do campeonato italiano pela internet. Contou mais ou menos como estava a partida, a participação do Sapic (foto) e tudo mais. Fui correndo ao link, dei de cara com o firewall da empresa barrando o vídeo.

Pensei em procurar outra máquina. Estava muito ocupado, não deu para enganar o trabalho.

Fica mais uma vez o recado de que temos a possibilidade de ver todos esses jogos ao vivo e de graça. Pega mais uma vez a dica do Ricardo Perrone.

Copa Caju de Polo Aquático

A galera de Sergipe resolveu atacar de vez. O cartaz da Copa Caju ficou muito legal, o blog está atualizado com a programação do evento e a galera de lá já confirmou participação na etapa de Salvador com pelo menos um time. Aliás, o "embaixador" de Salvador, grande Diego, está lá em Aracaju.

É fundamental que, além do Circuito, continuemos com competições internas em nossos estados, mesmo que muitas vezes exclusivas para os iniciantes, já que essa é a única forma de manter as pessoas animadas e formar novos jogadores.

quinta-feira, maio 04, 2006

Freedom´s Fury



O clip acima tem umas imagens diferentes do outro postado anteriormente, embora seja menor. No site há mais informações sobre o filme e abaixo há uma coletiva com participação da Lucy Liu.

DVD



Segue mais um lance da primeira etapa do Circuito Nordeste de Polo Aquático, disponibilizado pelo amigo Octavio, da Paraíba. Ele, Alessandro e Igor continuam tocando o Blog da Paraíba, que está cada vez mais legal. O Fred criou o Blog de Recife e o Diego, publicitário, está bolando um site específico pra segunda etapa do Circuito Nordeste de Polo Aquático. No Orkut há inúmeras comunidades de Polo Aquático.

Informação é poder. Vamos usar essa ferramenta!

Nós gravamos os jogos do nosso time no Circuito, a disputa pelo terceiro e primeiro lugar. Infelizmente o rapaz onde deixei para copiar os DVDs está com um problema de equipamento e ainda não ficaram prontas as cópias. Em breve postarei lances do Circuito aqui.

quarta-feira, maio 03, 2006

Fotos

Em vez de mandar CDs pra lá e pra cá, consideramos melhor criar um link único, uma galeria aberta a todos. Já tem bastante fotos, dá só uma olhada aqui.
Quem tiver mais fotos e puder disponibilizar, entre em contato comigo pelo email por favor.

terça-feira, maio 02, 2006

Obrigado pelo apoio

Na foto, da esquerda pra direita: Amaral (homenageado do evento pela grande figura que é, e por tudo que fez pelo Polo Aquático cearense - veja no site dele mais fotos), Helcio (depois do banho de piscina de roupa), Kal Aragão (nadador master, jogador do CE2 e secretário-executivo da secretaria do Esporte e da Juventude do Governo do Ceará), Lucio Bomfim (secretário do Esporte e da Juventude do Governo do Ceará), Guedes do Ceará (presidente do Náutico), Ruy do Ceará (diretor do Náutico) e Aquino (vice-presidente do Náutico).

O Kal foi nossa ponte pra conseguir o apoio dado pelo Lucio, que adorou o evento e já pensa numa nova edição com mais infra-estrutura. O fundamental é ressaltar que em nenhum momento me foi cobrada nenhuma postura política, ideológica ou partidária. O apoio foi dado ao esporte. Segue matéria feita no evento por um programa que mostra as atividades do Governo no campo esportivo.



Muito legal a participação na matéria da Gabriela, do Marcus Bolitreau e do Guilherme Sari. Pena que na hora de falar de nossas meninas, mostraram as do Nado Sincronizado. É importante lembrar também que no final, quando falo da dificuldade de se fazer um evento como esse em outros locais do Brasil, estou me referindo ao fato de que nem sempre se consegue apoio como o que tivemos aqui.

Vale tudo?

Assim como a maioria das pessoas que entram aqui, gosto de outros esportes além do Pólo Aquático. Sou faixa roxa aposentado de jiu-jitsu e gosto bastante de vale-tudo, orgulhoso principalmente do amigo Marcus Aurélio, que na sua última luta no Pride finalizou no primeiro round o até então melhor do mundo Takanori Gomi.

Mas, pra quem não sabe, a denominação "vale-tudo" caiu em desuso. Os promotores perceberam que se cada gota de sangue trazia mais um fã para o esporte, afastava 20. Hoje o esporte é cheio de regras e seus praticantes dizem que praticam MMA (mixed martial arts, ou mistura de artes marciais). A diferença é que depois que Royce Gracie deu nó em um monte de gigantes, a modalidade passou a envolver dinheiro de verdade, virou profissional, e a manutenção da integridade física dos profissionais é uma prioridade, afinal eles valem ouro.

Na primeira etapa do Circuito Nordeste (Planalto) de Pólo Aquático, o Brigadeiro, um dos destaques do Defer, de Brasília (na foto acima muito aplaudido ao receber a medalha), saiu da água completamente ensanguentado e passou mais de uma hora esperando o cirurgião plástico colocar seu lábio no lugar de novo. Teve ainda um custo financeiro da intervenção, fora o dinheiro da viagem de Brasília ter sido jogado no lixo, já que ele ficou de fora do jogo final. Tudo por causa de uma cotovelada.

Claro que acidentes podem acontecer em qualquer esporte. Se foi intencional ou não, não vem mais ao caso. Vamos pensar pra frente. Não por ser "bonzinho", ou por fair-play, temos que zelar para que ninguém saia da água machucado nem se veja desrespeito ao juiz, seja lá em que situação for, pelo crescimento do Pólo Aquático. Enquanto houver quem acredite que valentia é distribuir pancda nos outros, nossas escolinhas e nossas arquibancadas ficarão vazias.

Ja que está configurado o Circuito, vamos instalar uma comissão que analisará esse tipo de situação, mesmo que o juiz não veja, e caso se chegue à conclusão de que a agressão foi voluntária, o (a) jogador (a) poderá ser penalizado (a) com a exclusão de uma etapa ou mesmo de etapas posteriores. Isso vale também para casos de agressão verbal ou tentativas de intimidação.