quinta-feira, novembro 30, 2006

Ainda em 2005



Depois dos primeiros encontros aos sábado na AABB (quando havia liberação), conseguimos, graças à intervenção do diretor Ruy do Ceará, um espaço pra treino na piscina do Náutico. Tínhamos dois dias de treino na piscina de saltos e a olímpica pra coletivo sábado.

O fato inusitado foi que no primeiro dia de treino na piscina de 15m o Marlus, talvez empolgado com a grande adesão e querendo disciplinar o grupo, passou uns tiros de 200m. Foi muito engraçado.

O vídeo acima é de um dos primeiros coletivos da retomada do WP no Ceará e pra muita gente que estava na água. Ainda não tínhamos comprado as redes do gol. Até o repórter estava estreando e, sei lá de onde, disse que um jogo chega a demorar duas horas.

Nessa época éramos novidade, conseguimos grande espaço no maior jornal local e já arquitetávamos pela internet com Marcus Bolitreau (Pernambuco) e Diego (Bahia) a criação do Circuito Nordeste de WP.

PS. Leia abaixo nos comentários sobre a Liga Paulista a explicação do master Ney Borges para o evento.

quarta-feira, novembro 29, 2006

Retrospectiva

Posso estar 100% errado, mas se estivesse na CBDA, sendo criticado por absolutamente todos que fazem (ou tentam) o WP no Brasil, eu pelo menos mostraria o que teve de verba disponível no ano que passou, o que foi feito com a verba e o planejamento pros próximos anos. Tem que abrir esse baú pra ver se sai algo de dentro.

Essa matéria evidencia o descaso na formação de profissionais. A responsabilidade fica toda pra quem cai na água pra jogar, sem que o mínimo trabalho de base seja feito.

Bem, por aqui nós sabemos que dependemos de nós e só de nós mesmos. Em pouco mais de um ano de WP vivemos um tobogã, com altos e baixos, e vou lembrar diversas passagens, quanto gastamos, o que conquistamos, onde falhamos e o que ainda queremos.

A foto acima, tirada mais ou menos em setembro de 2005, foi tirada na AABB, piscina onde fizemos os primeiros coletivos. Isso depois depois de uns dias nadando com bola na praia. Pra não dizer que a Federação Cearense de Desportos Aquáticos nunca nos ajudou em nada, eles nos ligaram algumas vezes pra oferecer descontos na federação dos atletas (sabe-se lá pra quê, já que não há campeonatos oficiais por aqui, muito menos clínicas) e foi o presidente da entidade quem conseguiu a liberação da AABB aos sábados (ele é do clube). Ah, era esse clube também onde estavam guardadas as traves e bolas enviadas pela CBDA. Estava tudo lá parado.

Pra contar a história, subidas e descidas, vamos contar direito, começando pelos personagens de primeira hora. Em pé, da esquerda pra direita:
- Hélcio - uns 8 anos de WP nas categorias de base do Fluminense. Estava parado há mais de 15.
- Carlinhos - esse cara é um exemplo. Quando o Kal Aragão (secretário adjunto do esporte do governo estadual) me ligou dizendo que havia um rapaz querendo revitalizar o WP no Ceará, me deu logo o telefone dele, dizendo que ele mobilizaria vários ex-jogadores. Empresário, estudante de Direito, pai de dois filhos, passou quase cinco meses treinando sozinho pra se recuperar de uma lesão. Várias vezes tirou dinheiro do bolso pra ajudar o WP cearense.
- Dirceu - meu contemporâneo de Fluminense. Jogou por mais tempo, inclusive no Tijuca. Do meio do ano pra cá começou a trabalhar no mesmo horário dos treinos e praticamente sumiu.
- Rodrigo - mesmo sem conhecer o WP, foi ele o responsável pelo movimento de retomada. professor de educação física, em pouco tempo desistiu de treinar e foi ser técnico da escolinha de um colégio local. Montou um time juvenil e continua dando aula de graça. Está fazendo um excelente trabalho.
- Emanuel - envergadura gigantesca, bastante talento pro gol, infelizmente amarelou pra treinar.
- Renatinho - treinou em Brasília e no interior de SP. Era outro que estava sempre pronto pra ajudar, disposto a treinar sempre, muito bom nos fundamentos, um cara que agregava bastante valor também pela sua extrema cordialidade. Infelizmente desde abril viajou a trabalho e ainda não voltou.
- Geraldo Yang - nadador de ponta, tinha experiência de WP em high-school americana e tem tudo pra ser um grande jogador. Está em SP fazendo uma especialização, tentando adequar os horários do curso pra poder treinar.
- Sérgio - foi apenas esse dia e nunca mais.

Sentados:
Adriano Abreu - primo do "Su", compõe com Alexandre e Carlinhos o grupo que segura todas as ondas. Também acumula o cargo de mecenas, sempre tirando do bolso pra pagar uma despesa. Outro ponto em comum é, como tendo jogado apenas em Fortaleza, sem quase nenhuma experiência de jogo, conseguiu atingir o nível de que atingiu. Tem excelente visão de jogo.
Belarmino - nadador master, é o grande responsável pelos eventos da categoria no Ceará. Não continou no WP, mas está sempre por perto pra ajudar.
- Marlus - mais de 20 anos de WP no Tijuca. Por problemas médicos, não pôde se dedicar aos treinos como queria, o que o desestimulou. Além disso abriu seu próprio negócio e desde abril não conseguiu aparecer mais. Uma grande perda.
- Alexandre - esse é o cara. Nada master e é um verdadeiro tarado por WP. Faz tudo: guarda bola, touca, conserta trave, varre chão, ainda é nosso canhoto, titular absoluto de qualquer time que a gente fechar. Faz isso sempre sorrindo. E ainda tem ao lado isabela também sempre pronta pra ajudar.
- Fernando - filho do Belarmino. Embora seja maior que quase todos, é nosso mascote. Está com 14 anos. Conhecido como Romário por sua vontade de fazer gol sempre, ficou mais motivado com a presença de outros meninos e isso tem melhorado muito sua forma de ver o esporte.

Esse foi o começo. Material humano de sobra. Amanhã tem mais.

segunda-feira, novembro 27, 2006

Freedom´s Fury



Em dezembro do ano passado, saiu no blog o primeiro post sobre o filme Freedom´s Fury. Se quiser entender a história, entre aqui.

Nesse tempo já postamos entrevista com produtores e outros traillers. Agora vai mais um, enviado pelo Sérgio Moraes, que recebeu do pessoal da divulgação. Já tá na hora desse filme chegar.

O endereço do site é freedomsfury.net .

sábado, novembro 25, 2006

WP na jaca



Uma semana de novela no ar e o esperado aconteceu. Já tem uma garotada procurando a gente pra treinar.

Desde abril o clube nos promete uma escolinha. Nós perdemos atletas e eles perderam dinheiro. Nesse ano com certeza mais de 100 pessoas passaram por nossa piscina e não continuaram porque não se sentiram à vontade de começar do zero ao lado de outros com alguma noção. Agora a direção sinalizou que a escolinha está liberada e permitiram que coloquemos uma faixa voltada para a rua convidando as pessoas pra treinar.

Vamos também fazer dois jogos na praia esse mês, mais uma vez com apoio da Secretaria do Esporte e da Juventude do governo estadual. Tomara que nossa piscina encha de novo.

sexta-feira, novembro 24, 2006

Parabéns!



O blog do Paineiras está completando 1 ano. Um excelente trabalho em família. Gu pai e Gu filho têm usado o blog de uma forma legal, informando, incentivando, inclusive com a produção de muitos vídeos. Entre e veja os 30 que eles já colocaram no YouTube.

O aí de cima é uma bonita homenagem às lindas meninas do clube. Se você entrar no blog vai ver logo abaixo alguns lances delas mostrando bastante talento em jogos mistos. Mais uma vez parabéns aos dois e com certeza vamos ver o exemplo replicando por aí, com novas idéias e aplicações.

É muito provável que pelo menos uma pessoa do seu time tenha uma câmera digital. Use-a. Tenho certeza que essa garotada que está lançando blog aprende rápido a usar o Windows Movie Maker (isso os que já não tiverem os Final Cut, Premiere, Avid da vida...) pra fazer colagem de fotos ou edições mais elaboradas.

Tente. Aposto que você e todos do seu clube vão adorar.

quinta-feira, novembro 23, 2006

Liga Paulista

Andréia Carneiro, esposa de Michel Vieira (foto acima), mandou muito gentilmente inúmeras fotos do evento vencido pelo Pinheiros.

Eu li no painel do www.poloaquatico.com.br comentários sobre a competição e fiquei muito curioso. A Liga é 100% independente? De onde saem os recursos? Os atletas receberam prêmio em dinheiro? Qual a avaliação?

Informações como essas são fundamentais para que receitas de sucesso sejam aplicadas e/ou adaptadas à realidade de cada região. Quem souber detalhes, mande por favor pra helcio.brasileiro@gmail.com pra que eu possa disponibilizar aqui no blog.

terça-feira, novembro 21, 2006

Infantil tirando onda

O Bugui é o goleiro do Tijuca, de bermuda vermelha na foto abaixo (tenho quase certeza que é ele pela outra foto). Junto com seus amigos experimentou há poucos dias a sensação do título do II Festival da categoria. Com seu blog conseguiu o que a estrutura responsável pela divulgação do WP não faz: divulgou o evento de sua categoria e sua matéria repercutiu no www.poloaquatico.com.br que, falem mal quanto quiserem, ainda é o maior canal de divulgação do esporte, e abre espaço num fórum muitas vezes mal aproveitado pelos amantes de WP, mais preocupados com fofocas e bravatas assinadas por pseudônimos.
O Bugui e essa garotada toda, de todos os times, é que estão certos. Nos blogs do Tijuca e do Flamengo têm mais fotos legais que mostram como deve ter sido um barato esse torneio. Eles estão integrados, querem acima de tudo se divertir.
Logo abaixo está o time do Fluminense, que não conseguiu repetir o título da primeira etapa. Ótimo. Muitas vitórias e derrotas virão pela frente. Essa é a graça do esporte. Perceber que você jamais será o melhor se não for o mais treinado, perceber que você poderá sempre se superar desde que esteja disposto a se esforçar por isso.

Urubu

Mais um blog de WP na área. Agora é a vez do Flamengo e quem tomou à frente foi a Illana. Superando e muito o pessoal que fica se xingando por besteira, ela já montou um esquema de parceria com o Bugui do WP do Tijuca e com outros atletas. Fica a dica aqui pro pessoal do Flamengo todo ajudar a Illana. Será muito legal às vezes ver o Solon, o Canetti, as meninas, o pessoal que está subiindo pro adulto, a molecada infantil, todo mundo percebendo que ocupando esse espaço estará dando uma contribuição enorme pro WP brasileiro.

Há meses atrás o Perrone escreveu um artigo mostrando que a internet tinha que ser utilizada pra difusão de informação. Isso começa a ganhar corpo na mão do pessoal mais novo. E não vai parar mais.

segunda-feira, novembro 20, 2006

Joinville esquentando

Nosso amigo Cristiano Schattschneider manda boas notícias de Joinville. Foram chamados pela Univille pra fazer uma exibição antes do festival de natação da faculdade e recrutaram da platéia lotada muitos voluntários para brincarem junto. O clima de animação favoreceu para que fosse divulgado o site (link ao lado), a comunidade do Orkut e, principalmente, os horários de treino.

Além disso, eles já foram convidados para um evento de final de ano pelo pessoal de Floripa (UFSC), onde também participarão equipes da PUC (RS), um time de Rio do Sul (SC) e outro de Curitiba.

Na foto o pessoal que treina e leva pra frente o WP em Joiville. Da esquerda para direita Carioca, Marquinhos, Gabriela, Paula, Mauricio, Cristiano, Tammy, Leandro, Andre, Max e lá em cima o Albert.

sábado, novembro 18, 2006

Nada a ver com WP



Mas domingão é dia de Silvio Santos, ou pelo menos de relaxar.

quinta-feira, novembro 16, 2006

Emule



Claro que vc pode escolher outros programas de compartilhamento de arquivos, mas ainda acho que é no Emule que você vai encontrar maior diversidade de vídeos. O de cima eu baixei e coloquei no Youtube pra galera dar uma olhada. É de um jogo alemão bastante disputado, nadado a todo gás.

Percebe-se claramente uma disparidade bem grande no nível de um jogador pra outro, alternando lances bonitos com alguns meio toscos. Tem inclusive uma xinxada que concorre aos títulos de mais longa e mais feia da história.

terça-feira, novembro 14, 2006

Tudo certo pra Recife!

Ao contrário do que vem sendo espalhado de forma covarde e maldosa no Orkut (por um "anônimo", é claro) , está tudo certo pra etapa de Recife nos dias 1, 2 e 3. Segue comunicado enviado pelo Fred:

Está tudo confirmado para encerrarmos com chave de ouro a temporada 2006 do Circuito NE/CO de Pólo Aquático aqui em Recife (PE) de 01 a 03 de dezembro de 2006 (sexta, sábado e domingo).
Além do pessoal que já ajudou no que foi possível nas etapas anteriores, ainda contaremos também com 02 (dois) árbitros que virão do Rio de Janeiro para conduzir os jogos mais difíceis, compartilhar suas experiências com todos os participantes e evitar críticas quaisquer quanto a imparcialidade e falta de critério.
Mesmo sem patrocinadores confirmados até o momento, os próprios atletas de Pernambuco irão custear as despesas de tais árbitros, inclusive e espcialmente a parte mais onerosa, qual seja, a passagem aérea. Uma atleta conseguiu a acomodação para os árbitros e transporte deles em Recife.


Nos próximos dias, transmitir-lhes-ei as opções de hospedagem com preços e breve descrição das instalações. Ainda não estão confirmados, mas estamos empenhados em conseguir o alojamento junto à Prefeitura da Cidade do Recife, que dispõe de alojamentos climatizados. É provável também que consigamos traslado gratuito para todos os atletas das suas instalações até o local dos jogos (ida e volta).
Já está confirmada a participação dos seguintes times:
1) NÁUTICO (CE)
2) BAHIA 1
3) AASM (PE);
4) EUMASTER (PE)
5) RIO DE JANEIRO MASTERS
Também ainda aguardamos confirmação dos seguintes times:
6) ASBAC/DEFER (DF);
7) KALANGOS (DF);
8) PAINEIRAS (SP);
9) MUQUIFO (SE);
10) ALAGOAS (AL);
11) CIEF (PB);
12) NATAL (RN).
Como podem ver acima, um suposto representante da equipe master do PAINEIRAS (SP) também demonstrou interesse em participar do evento manterá contato nos próximos dias. Assim como a equipe do RJ, serão presenças importantes e bastante relevantes para o evento.
Os times que tiverem confirmação de que não virão, favor avisarem desde logo para que possamos nos programar da forma correta.

segunda-feira, novembro 13, 2006

Blog do Tijuca

Está no ar mais um blog de Polo Aquático. Dessa vez é o do Tijuca. Mais um passo muito legal na difusão da informação e para o envolvimento dos atletas nas questões que mexem com o esporte que praticam.

O responsável pela nova empreitada na rede mundial de computadores é um rapaz acostumado a defender as redes tijucanas: o grande Luis Guilherme, ou melhor, Bugui, goleiro do infantil do clube. Ele já conta com ajuda de outros colegas de clube e até de outras equipes. Com essa atitude e com a ressalva que seu blog é inspirado no do Paineiras, Bugui já mostra maturidade e que, muito mais do que alimentar briguinhas ridículas entre clubes, quer divulgar o WP.

Além disso tudo, as informações estão muito bem organizadas e os textos impecáveis. Em breve ele começa a postar fotos e vídeos. Força Bugui!

sábado, novembro 11, 2006

"Infelizmente não temos nenhum apoio"

Nenhuma empresa do mundo jamais vai crescer se o executivo não sair do ar-condicionado pra entender bem como funciona a ponta, o contato com o consumidor final. O WP brasileiro, talvez por não funcionar como uma empresa, e por isso aparentar não ter metas, despreza as suas tão variadas “pontas”, o que acontece em cada região (é sempre bom lembrar que o WP não existe apenas nos clubes do Rio e SP) , as iniciativas, os esforços, as sugestões, os resultados. Não é necessário um mega investimento, as iniciativas já existem. O que falta é legitimar quem produz, dar apoio, utilizar ferramentas como a internet para, sem gastar um centavo, fortalecer os laços e potencializar o trabalho de pessoas como o Cristiano Schattschneider, de Joinville, um cara que treina meses sozinho, percorre sua cidade espalhando cartazes e promove eventos criativos como o Pizza Pólo. Tudo isso por conta própria, pra ver o esporte se desenvolver. Está na hora de todos esses “exércitos de um homem só” serem interligados. Isso não é nada difícil. Basta querer.

Pólo Ceará - O time feminino da UFSC chegou a conseguir grande visibilidade fora de Santa Catarina. Qual é a realidade do WP na sua cidade, no estado e, sendo um pouco mais amplo, na região sul?

Cristiano - Bem, quanto ao time Feminino da UFSC, acredito que o sucesso deve-se ao grande apoio que as meninas têm da própria Universidade Federal de Santa Catarina e outras entidades como a própria FAB, que já chegou a ceder avião para as meninas irem para campeonatos brasileiros.Isso é muito importante para um esporte sem visibilidade como o Polo. Afinal, se tivessem que bancar do próprio bolso talvez não tivessem condições.

Quanto ao Polo em Joinville hoje está muito fora da realidade. Treinamos as segundas, quartas e sextas das 20:00 as 21:30, afinal a maioria tem compromissos profissionais durante o dia (são advogados, engenheiros, professores e dentistas).Tentei fazer uma divulgação com cartazes em escolas, restaurantes, lojas de esportes, shoppings, enfim em todos os lugares onde tem grande concentração de pessoas, na tentativa de renovar a equipe com a molecada nova (15 a 18 anos), mas não obtivemos o resultado esperado.Um pouco por causa dos horários dos treinos (molecada nova depende dos pais).

Bem, em Santa Catarina quem trouxe o Polo há 20 anos atrás foi o nosso Professor Vladimir Ferreira (acho importante também fazer uma entrevista com ele).Ele que foi o grande incentivador do Polo em Joinville, tivemos já grandes equipes aqui em Joinville comandadas por ele. Eu mesmo cheguei a disputar um Sul-Brasileiro em meados de 80 em Porto Alegre RS sob seu comando.

Em Santa Catarina temos só a nossa equipe e a de Florianópolis (UFSC), mas já tivemos uma equipe em Itajaí do Corpo de Bombeiros Militar que hoje está desativada.

Na região Sul temos equipes fortes, no Paraná e Rio Grande do Sul, tivemos eventos recentes como o Floripolo e uma competição na PUC RS.


Pólo Ceará - Você me falou que chegou a treinar meses sozinho. Como foi isso, o que te manteve estimulado e por que o pessoal sumiu?

Cristiano - Sim, foi final de novembro de 2005.Treinei sozinho até fevereiro, março de 2006. O que me manteve treinando é que o Polo traz um condicionamento físico excelente na água, e como toda temporada eu trabalho de Salva-Vidas nas praias da minha região, focalizei meus treinos para o salvamento aquático.

O pessoal sumiu, por incrível que pareça, porque começa a chegar final de ano, férias, o calor (o pessoal vai para as praias), festas de fim de ano, viagens programadas com a família etc...

Pólo Ceará- Vocês têm apoio de alguma federação ou entidade?

Cristiano - Infelizmente não.


Pólo Ceará - Hoje há 11 pessoas treinando em Joinville. Não dá pra ter um coletivo. Como é que você pretende motivar esse pessoal e o que seria necessário pro WP se desenvolver em sua cidade?

Cristiano - Bem, quando dá umas 8 ou 10 pessoas a gente joga na parte funda da piscina 4
contra 4 com traves pequenas sem goleiro (só nos 12,5 metros), pra incentivar quem está começando, pra não ficar só na natação.

Estamos também fazendo 1 vez por mês o Polo e Pizza, pra reunir uma galera pra jogar e no final fazer uma confraternização. Cada um que vai tenta levar um amigo novo pra participar.

Acho que pro polo crescer em Joinville precisaria de mais apoio das instituições de ensino como a própria Univille, que é a faculdade da maior cidade do estado. Tem uma baita piscina coberta e térmica e não tem sequer uma equipe de Polo. Os próprios universitários têm dificuldade em utilizar a piscina.(burocracia)

A imprensa (televisão e jornal) também poderia ajudar fazendo matérias sobre o esporte, e as próprias lojas esportivas poderiam ajudar pelo menos colando um cartaz, como eu já tentei fazer e tive a decepção de passar algumas horas depois e ver que o cartaz sequer foi colocado ou jogado no lixo.

Outra coisa é ter horários alternativos de manhã ou a tarde para a moçada infanto-juvenil que não pode ou a mãe ou pai não deixa treinar no horário da noite.

E colocar a modalidade nos Jogos Abertos, acho que seria um grande incentivo para montar equipes. (Pelo menos teria um foco para treinar pra competir dentro do próprio estado.)
E ter intercambio entre a equipe da UFSC. Marcar coletivos para troca de experiências.

Pólo Ceará - Qual a estrutura que vocês têm para treinar em período de frio?

R: A estrutura não é ideal para a prática do polo, mas também não é ruim. A piscina é coberta, aquecida, tem 25 metros, só que ela não é totalmente funda, são 12,5m rasa e 12,5m com 2,00m de profundidade.

Polo Ceará – O que move vocês a continuar treinando?

Cristiano - No meu caso é a saúde, condicionamento físico, e a maioria dos outros
praticantes é a paixão pelo esporte.

Visite os sites das equipes de Joinville e de Floripa .

sexta-feira, novembro 10, 2006

Basta querer

Sérgio Moraes é um conceituado foto-jornalista. Por sorte seu casal de filhos resolveu deixar de contar ladrilhos para se divertir jogando WP. Por sorte também encontraram um excelente atleta, técnico e caráter como o Quito, o que os motivou. Fechou a cadeia.

No pré-mundial, Sergio, motivado pela sequência de boas notícias e pelo renovado amor pelo WP (senão me engano ele já jogou) , resolveu "doar" seu trabalho por conta própria. Desmarcou compromissos pra estar à beira da piscina durante o Pré-Mundial e sugeriu à Reuteurs, uma das maiores agências de notícias do planeta, o envio das fotos do evento. Em algum lugar sairia.

Pra surpresa dele não houve apenas um interessado. As fotos sairam no JB, O Dia, Lance e na revista A+ (foto), encartada aos sábados no Lance. A Action Image, agência britânica esportiva, parte do grupo da Reuters, também se interessou pelo material, e disponibilizou para seus clientes no mundo inteiro, portanto, não se assuste se você abrir um site bratislavo ou norueguês, por exemplo, e encontrar uma ou mais fotos do Pré-Mundial.

A culpa vai ser do Sergio. Só dele.

quinta-feira, novembro 09, 2006

Gols da rodada



Durante minha infância e adolescência o final do Fantástico era esperado com um sentimento muito paradoxal: com alegria pra ver os gols da rodada (principalmente quando o Vascão tinha ganho) e com tristeza porque o fim do programa era como uma fechada de caixão no fim de semana, e era hora de dormir pra ter aula de manhã cedo.

Esse site espanhol, além de muito organizado, traz os melhores lances da rodada. Uma iniciativa muito legal porque mantém tanto público quanto atletas informados e estimulados com a competição. Sem contar que é uma oportunidade de mídia muito interessante para eventuais patrocinadores que desejam falar com um público segmentado a um custo mais em conta. A versão do Youtube perde muita qualidade na compressão, por isso, se preferir, vá ao site, e baixe direto arquivo de 30 MB em "Descargas".

Mais uma vez o agradecimento a Ricardo Perrone pela dica do link.

Amanhã mais uma prova de que, com um pouco de vontade (não precisa grande esforço), o WP ganha a mídia. Aliás, mais uma vez lembro que teremos ao mesmo tempo uma novela e o Pan como momentos de divulgação do esporte. Faixas, jogos na praia, há muitas formas simples de aproveitar o momento e divulgar o WP na sua cidade. Não vacile, nem espere por ninguém. Faça.

quarta-feira, novembro 08, 2006

Superação



Fui dar uma limpeza na caixa de emails e encontrei o link do vídeo acima. Talvez você já tenha visto. Apenas essa versão (há várias outras) já foi vista mais de duas milhões e duzentas mil vezes. Não trata de Polo Aquático, mas tem tudo a ver com dois temas tratados ontem: a superação dos canadenses que, cansados de levar goleadas, reverteram o quadro contra o Brasil, e a participação dos pais no sucesso dos filhos.

Deixe esse vídeo carregando uns minutos e volte pra assistir de uma vez que vale a pena. Não sei detalhes, mas é a história de um pai que, para realizar o desejo do filho, corre e completa o Ironman (3,8 km nadando, 180 km de pedal e 42 km correndo). O detalhe é que o pai, com mais de 60 anos, carrega o menino o tempo todo.

O Brasil tem tudo pra virar contra o Canadá e ter a vitória simbólica desejada pelos dirigentes no Pan. O importante é que esse simbolismo não mude apenas o modo dos brasileiros verem o WP, mas principalmente a forma dos dirigentes gerirem o WP, deixar quem está lá dentro, e quer fazer, trabalhar pelo crescimento do esporte.

terça-feira, novembro 07, 2006

Futuro

Nada nem ninguém vai pra frente se as vozes dissonantes não forem ouvidas com a devida atenção. No WP brasileiro o negócio é mais sério, porque há uma entidade responsável e, pelo menos aparantemente, TODAS as vozes das pessoas que vivem no esporte, em qualquer nível, são dissonantes em relação à atual forma com que o WP vem sendo gerido.
Não há dúvida que algo está errado. O argumento recorrente de que nossas categorias de base podem jogar em situação de vantagem contra qualquer time do mundo da mesma idade - muitas vezes verbalizado pela Letícia Furtado - o que não acontece quando eles viram adultos, é ao mesmo tempo estimulante e preocupante.

Nas fotos está a rapaziada do infanto do Tijuca que ficou em outubro em terceiro lugar no Brasileiro, em Jundiaí, que teve como primeiros colocados respectivamente Flamengo e Paineiras. Embora estejam com caras de "felizes pra sempre" dentro do WP, a maioria não deverá encontrar estímulo pra se manter na modalidade até o adulto. Pelo menos assim tem sido ao longo dos anos.

Eles viajaram sem goleiro, fizeram um pacto de se alternar no gol. Ficaram mais fortes com a experiência, perceberam que unidos e com boa vontade são capazes de resolver problemas aparentemente sem solução.

Todo mundo, quando realmente quer, é capaz de superar os desafios que surgem. Eu abomino auto-ajuda, mas tenho certeza do nosso poder de superação pela disciplina e motivação. O Canadá mostrou isso na prática. Deixou de ser freguês pra assumir a banca. Imagina o que não pode ser feito com os atletas do feminino e masculino brasileiro se houver o mínimo de apoio.



O vídeo com o gol do Bernardo tem um detalhe muito importante: o grito orgulhoso de gol do pai Emir. Isso é fundamental. Fora a saúde, meus melhores amigos, as incontáveis horas de diversão, o WP aproximou ainda mais meu pai de mim (isso eu, que fui um pangaré!). São coisas que só um esporte duro e dinâmico como o nosso podem fazer com tanta intensidade e que não têm preço.

Tem muita gente querendo ver esses esporte crescer. Tem que aproveitar essas habilidades. Tantos pais como Emir, Sérgio Moraes, Carlinhos, Ricardo Perrone, vários outros que não conheço, as mães, atletas, abnegados em todo país com o mesmo objetivo.

Será que quem não ajuda, não pode pelo menos soltar o freio de mão?

segunda-feira, novembro 06, 2006

Já era

Não faz muito tempo o Brasil triturava o Canadá no masculino. Era moleza. Agora, o que mais se ouviu foi que perdemos dois jogos porque eles estão mais treinados. Isso pareceu tão óbvio, quanto parece simples a solução. Mas pelo jeito não é. A Letícia Furtado explora o problema bem a fundo na sua última coluna , tratando também do ouro feminino num evento que não teve a participação nem do Canadá nem dos EUA.

Todas as fichas estão sendo colocadas no Pan. Isso foi deixado bem claro na matéria feita pela Gazeta Esportiva, que fez uma cobertura bem legal do evento. Atletas, ninguém tem dúvida que o Brasil tem. Vamos ver se algo muda mesmo até o Pan, e que essa mudança seja o início de um novo método, não apenas um paliativo para uma competição.

Tomara.

Foto da final entre USA e Canadá feita por Sérgio Moraes. Mais fotos do evento aqui.

sexta-feira, novembro 03, 2006

Tá chegando a hora...

O final de semana tão esperado pelo WP brasileiro está chegando. Na foto acima a estrela é o Fred, do infantil do Tijuca, que está segurando a placa. A torcida é para que os rapazes ao lado deles tenham um domingão de muita raiva pela derrota que, torcemos, eles irão sofrer..
E que a nossa torcida continue a distribuir sorrisos, ainda mais eufóricos: Naiana Carvalho (Flu), Carola (Flu), Yasmin Carvalho (Flu), Luiza Moraes (infantil-Flu), Illana (Flamengo), Cris (Flu) e Daniel Falcão (juvenil-Flu).

quinta-feira, novembro 02, 2006

E o mundial?

As expectativas foram confirmadas. Canadá mais treinado, mas nenhum fantasma (segundo dizem) . Final de semana o bicho pega pros caras e pras meninas.

Foto de Gabriel Reis gentilmente cedida por Sérgio Moraes.

quarta-feira, novembro 01, 2006

Até setembro

Ano que vem com certeza estaremos na Chapada.

Por enquanto vamos ficar com as impressões deixadas pela Lívia sobre o evento:

Este ano o time feminino de São Carlos após um longo recesso voltou a competir. Graças à organização da 12 a edição do Torneio de Águas Abertas Chapada dos Veadeiros pudemos nos inscrever com um time misto contando com cinco meninas e quatro meninos. Após muito frio e chuva, o esforço da nossa equipe foi reconhecido com o prêmio de atleta revelação para a capitã do time Gabriela Carneiro e melhor goleiro para Thiago Keluz. No torneio havia cinco equipes, três masculinas; Brasília, Brasília Master e Goiânia; São Carlos misto e a equipe feminina de Brasília. Todos se enfrentavam uma vez e os dois melhores faziam a final. O time de Brasília levou a melhor na final contra Goiânia num placar apertado de 7x6.

ps. ah, e a equipe feminina é de São Carlos, não somente da Ufscar, tem meninas praticantes tbm da USP São Carlos!